Cerimônia de transmissão de cargo de Camilo Santana para Izolda Cela acontece neste sábado (2)
A solenidade de transmissão de cargo do governador Camilo Santana (PT) para a vice-governadora Izolda Cela (PDT) ocorre neste sábado (2), às 17 horas, no Palácio Abolição, no Bairro Meireles, em Fortaleza. Antes da transmissão, Camilo Santana e Izolda Cela irão à Assembleia Legislativa do Ceará para as formalidades de renúncia e posse. Izolda será a primeira mulher a comandar o Executivo do Ceará.
Camilo vai deixar o cargo de governador para concorrer a uma vaga no Senado nas eleições 2022. Conforme estabelecido pela Justiça Eleitoral, ele só pode se candidatar se abrir mão do cargo seis meses antes da eleição. No último dia como governador, Camilo inaugurou o novo aeroporto regional de Sobral, o Centro Integrado de Segurança Pública e a estátua de Santo Antônio em Barbalha.
Nesta quarta-feira (30), durante entrevista ao Bom Dia Ceará, Camilo Santana disse que a vice Izolda Cela “está preparada para continuar todas as ações” após a renúncia dele do governo.
“A Izolda é uma pessoa maravilhosa, uma vice-governadora discreta, mas sempre muito firme, esteve ao meu lado ao longo desses 7 anos e 3 meses, nos momentos de avanços, mas também nos momentos desafiadoras, sempre ao meu lado. Conhece bem o governo, está preparada pra continuar todas as ações que estão planejadas até o final de 2022, quando termina o nosso mandato”, disse Camilo.
Após mais de sete anos no comando Executivo, Camilo enfrentou crises como os atentados de 2019, o desabamento do Edifício Andrea, o motim da Polícia Militar, a pandemia da Covid-19, entre outros.
De acordo com a Legislação Eleitoral, os ocupantes de cargos públicos que queiram se candidatar a outro posto nas Eleições de outubro precisam se desincompatibilizar até o próximo dia 2 de abril, data citada pelo governador. Camilo deve ser candidato a senador na chapa majoritária governista, cujo candidato ao governo deve ser do PDT e um vice-governador cuja articulação ainda está em andamento.
Será a primeira vez na história que uma mulher assumirá, de maneira efetiva, o cargo de governadora do Estado, conforme já abordamos nesta coluna. “Uma pessoa extraordinária, discreta, mas firme e forte que esteve ao meu lado, nas decisões mais difíceis”, disse Camilo sobre a vice.
Fonte: g1