Cidades do interior do Ceará desrespeitam medidas de proteção e fazem eventos políticos com grandes aglomerações

0

Documento da Secretaria da Saúde do Estado recomenda a não realização de comícios e disponibiliza normas para prática de eventos políticos durante campanha eleitoral.

Foto: Reprodução.
A largada para as eleições municipais de 2020 foi dada no último dia 27 de setembro em todo o território nacional e desde então, diversas cidades do interior do Ceará vem registrando alto índice de aglomeração em comícios, caminhadas, reuniões e motocarreatas políticas, desrespeitando as medidas de segurança recomendadas contra o novo coronavírus.
Cidades como Viçosa do Ceará, Martinópole, Pacujá, São Benedito e Maranpague foram algumas das que, ainda durante as convenções partidárias, realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro, já registravam aglomerações, mesmo com o decreto estadual que proíbe multidões durante a pandemia.
Contudo, mesmo após orientações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), candidatos continuam a desrespeitar as medidas sanitárias e pelo menos 20 cidades registraram aglomerações nos últimos dias.
As novas aglomerações ocorridas no último fim de semana foram registradas nas cidades de Reriutaba, Jijoca de Jericoacoara, Coreaú, Camocim, Beberibe, Santana do Cariri, Quixadá, Juazeiro do Norte, Acaraú, Ibiapina, Amontada, Iguatu, Aracati, Eusébio, Baturité, Uruburetama e Milagres, além de novos registros de desrespeito às medidas sanitárias terem sido registrados em Massapê, Maranguape e Viçosa do Ceará.
Em Viçosa, localizada a 283 km da capital Fortaleza, as aglomerações ocorreram no sábado e domingo, em eventos realizados pelos candidatos Zé Firmino (MDB), que tenta a reeleição, e Divaldo Soares (PDT), respectivamente. Ambos os candidatos compartilharam momentos dos eventos em suas redes sociais.
“Os dois lados fizeram aglomeração irresponsável, não adianta dizer que foi apenas um. Eu achei um absurdo total. É uma grande falta de respeito com as pessoas que são do grupo de risco e também com toda a população da cidade, porque a pandemia ainda não acabou”, comenta uma moradora de Viçosa que, por medo de represália, prefere não se identificar.
Os eventos ocorreram apenas alguns dias após a Sesa divulgar protocolo sanitário que aponta sugestões sobre como os candidatos e os eleitores devem se portar em eventos. Em nota, a Secretaria informou que “a Vigilância Sanitária do Estado não foi notificada de eventos políticos com aglomerações nesses municípios”.
Em Juazeiro do Norte, Camocim e Massapê foram registradas carreatas em que os participantes estavam sem máscara, assim como também não usavam capacetes enquanto pilotavam suas motocicletas. Os eventos também estão registrados nas redes sociais dos candidatos e fazem alusão à participação em massa da população dos municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *