CNBB divulga cartaz e oração da Campanha da Fraternidade 2024

0
CF2024-cartaz

Cartaz tem representação do Papa Francisco em referência à Encíclica Fratelli Tutti, inspiração do tema da campanha

Da Redação, com CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta terça-feira, 25, o cartaz e a oração da Campanha da Fraternidade 2024. O tema escolhido é “Fraternidade e Amizade Social”, com inspiração na Encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti. Já o lema da campanha é “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23,8).
O cartaz foi criado pelos jovens Samuel Sales e Wanderley Santana, de Brasília (DF). Nele, é ilustrado o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde se acolhem os irmãos para a partilha do alimento e da vida.
O símbolo maior da comunidade é a celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade. A mesa remete ao sacramento da amizade de Deus com a humanidade, e em torno dela, todos se reúnem. Os alimentos na mesa, típicos da dieta mediterrânea, fazem referência às refeições de Jesus. Já as janelas indicam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.
Inspiração no Papa Francisco
Entre as pessoas do cartaz está o Papa Francisco com sua bengala. Esta imagem expressa aquele que assume suas limitações e propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti. O Santo Padre usa a cruz de Dom Helder Câmara, que participou da fundação da CNBB em 1952, recordando as semelhanças entre ambos, colaboradores da história da CNBB e da Igreja no Brasil e no Mundo.
A cruz de Dom Helder é também uma recordação para marcar os 60 anos da Campanha da Fraternidade, celebrada nacionalmente pela primeira vez em 1964. A Campanha da Fraternidade foi criada por Dom Eugênio Sales, na época Arcebispo da arquidiocese de Natal (RN). E teve com Dom Helder, então secretário-geral da CNBB, o grande esforço pastoral em torná-la nacional, sendo assumida por toda Igreja no Brasil.
Por fim, o cartaz convida também ao gesto concreto da Campanha da Fraternidade: a doação à Coleta Nacional da Solidariedade, que acontecerá no dia 24 de março de 2024, Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A coleta fortalece os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade, que colaboram com centenas de projetos sociais por todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *