Colaboradores da Santa Casa de Sobral são acolhidos com abraços em conscientização de prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo.
Ascom Complexo SCMS
Os colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) foram acolhidos na segunda-feira (12/09) com abraços. O gesto foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da instituição, e faz parte das ações de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, no mês conhecido como Setembro Amarelo. Além de abraços, os colaboradores ganharam laços de incentivo à campanha e um panfleto com orientações sobre apoio em caso de necessidade.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Responsabilidade Social da Santa Casa e membro do GTH, Ana Helena Vasconcelos, para que os colaboradores possam receber da melhor forma a campanha o ideal é que eles compreendam a importância e a relevância do tema suicídio. “Por isso é interessante promover ações para informação e conscientização de nossos profissionais, principalmente quando essas ações acalenta e conforta corações”, aponta.
O Setembro Amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo, que é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.



