Coleta seletiva em Sobral ganha reforço da Universidade de Lisboa; termo de cooperação foi assinado entre escola estadual com apoio da Prefeitura
A equipe técnica da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos de Sobral (Sesep) participou, nesta quarta-feira (12/04), da cerimônia de assinatura do acordo de cooperação entre o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa) e a Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, para o projeto “Nós Propomos Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”.
O projeto propõe que jovens estudantes se tornem protagonistas em suas comunidades, realizando trabalhos de campo e desenvolvendo ações propositivas relacionadas à coleta seletiva, envolvendo as comunidades e a Associação de Catadores de Recicláveis Força de Vida, que atua na Central Municipal de Reciclagem (CMR) do Sinhá Saboia.
A equipe técnica da Sesep auxilia as associações de catadores de Sobral, mediando parcerias e incentivando a coleta seletiva em toda a cidade. Atualmente, Sobral conta com três CMRs que, no ano de 2022, receberam 144,8 toneladas de resíduos, oriundos das ilhas ecológicas espalhadas pela cidade, da coleta seletiva das repartições públicas e também de parcerias com empresas privadas grandes geradoras de resíduos. A comercialização destes materiais é a principal fonte de renda para as 87 famílias de catadores associados.
Participaram da assinatura do acordo a coordenadora de Gestão Integrada de Resíduos da Sesep, Cirliane Viana; o assistente técnico, Júnior Frota; o coordenador do Projeto Nós Propomos (IGOT-ULisboa), Sérgio Claudino; a diretora e o professor de Geografia da EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, Larisse Ponte e Francisco Gerson; e a professora de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Dra. Glauciana Alves Teles.