Com foco nas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, Diocese de Sobral realiza 37ª Assembleia Diocesana de Pastoral

0

A temática da assembleia convidou os participantes a refletirem sobre o chamado a construir a casa do pão, da palavra, da caridade e da ação missionária, na cidade e na cultura urbana

A Diocese de Sobral realizou, no último final de semana (22 e 23/11), a 37ª edição da Assembleia Diocesana de Pastoral. O evento sediado no Centro de Treinamento de Sobral (CETRESO) reuniu, além do clero, representações de pastorais, grupos, movimentos, religiosos e religiosas, organismos e associações de fieis leigos.

João Paulo de Oliveira
Jornalista – MTB nº 0003836/CE
Coord. Diocesano da Pascom

 

Durante dois dias, os participantes tiveram momentos de formação, avaliação e planejamento das ações pastorais para o próximo quadriênio à luz das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE 2019-2023). Diretrizes que, segundo Pe. Marcus Barbosa, assessor do encontro, representam um grande presente para a Igreja. E ainda acrescenta: “A Igreja necessitava desse rumo, dessas orientações, e graças ao Espírito de Deus que soprou também para a colaboração de tantos irmãos e irmãs, sobretudo, os bispos para a elaboração desse documento, que traz como proposta central a formação de comunidades eclesiais missionárias, comunidades – como bem ressalta as diretrizes – que nunca deveriam viver de uma forma isoladas como ilhas, mas, comunidades capilares, que vão ao encontro, que se aproximam da realidade do nosso povo, e ali formam uma experiência eclesial” conclui o assessor.
Padre Marcus Barbosa é subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, e assessorou o momento formativo da assembleia apresentando as novas Diretrizes. O encontro também teve caráter avaliativo, propondo uma reflexão sobre as ações realizadas com base nas cinco urgências do Plano Pastoral Diocesano do último quadriênio.
Além da formação e avaliação, a Assembleia também contou com um momento eletivo, onde foi eleita a nova equipe para coordenação diocesana de pastoral, bem como um calendário prévio de atividades para o ano de 2020.
Padre Ednardo Gomes, coordenador diocesano de pastoral, destaca o compromisso que os participantes da assembleia terão de assumir a partir do chamado à ação missionária. “A grande mensagem que essa assembleia deixa em nossos corações é a continuidade do mandado de Nosso Senhor, ‘ide por todo o mundo e anunciai a Boa Nova’. Então, todo cristão batizado, seja clérigo, seja da comunidade de fé, a partir da graça batismal vivemos esse dom, essa graça” afirma. E ainda de acordo com o sacerdote, os desafios que surgem nos dias atuais requerem dos cristãos uma ação de testemunho, “uma ação perante essas realidades sobre as quais o Santo Padre chama atenção para o testemunho do padre 24h padre, o leigo, 24h leigo. Então, como enviados fica esse desafio de a gente ser obediente na oração, no serviço, mas acima de tudo, na caridade”, conclui Padre Ednardo.
Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral, que esteve presente durante todo o encontro, desde a missa de abertura à bênção de envio, ressalta que as Novas Diretrizes não são algo que veio para causar uma ruptura com o que a Igreja construiu.“Não trata-se apenas de novas terminologias, nem trata-se de um processo de ruptura com o que passou, absolutamente. É um processo de continuidade”, destaca Dom Vasconcelos.
Sobre o aspecto da participação da Diocese, o Bispo Diocesano afirma: “Nós estamos percebendo novos rostos, gente nova, a juventude participando. Nós estamos sentindo a participação do clero e dos demais participantes com mais frequência, ficando mais tempo, ouvindo com atenção e com desejo, de fato de que nós precisamos construir essa casa. Nós queremos não apenas estruturas, mas, queremos uma realidade nova, um homem novo. Nós precisamos construir laços de fraternidade. Temos muita esperança que essa assembleia nos motive a projetarmos um plano mais simples, talvez, mais acessível e mais concreto no nosso dia-a-dia.”, conclui.
A Assembleia ainda contou com momentos de trabalhos em grupos, levando em consideração os quatro pilares propostos pelas Diretrizes (Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária), além de reflexão acerca da formação realizada pela assessoria do encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *