Com medidas de prevenção, salões de beleza reabrem em Sobral
Atendimento com hora marcada e com apenas 30% de trabalhadores, por exemplo, faz parte da nova rotina dos salões de beleza
Agora Sobral integra oficialmente o quadro de cidades do estado do Ceará em fase de transição do plano de retomada das atividades econômicas. Dentre as atividades autorizadas estão os salões de beleza que reabriram as portas na última quarta-feira (15).
Mesmo com 30% de trabalhadores em horário restrito que o decreto exige, a cabeleireira Maria Miriam, considera um avanço depois de quase quatro meses de suspensão das atividades. A proprietária do salão relata meses preenchidos de dificuldade e tentativas de adaptações para conseguir sobreviver economicamente durante a pandemia. “Os dois primeiros meses foi terrível, até se adaptar. Também para minha equipe, pessoas que dependem também do nosso espaço aberto”, diz.
Com a dificuldade em manter os salários dos funcionários e outros gastos com o espaço, alguns proprietários tiveram que optar pela decisão do desligamento de parte da equipe. Maria Miriam, por exemplo, reduziu mais do que a metade, não apenas pela crise econômica mas pelo número de colaboradores que o decreto exige nessa fase. “Só vamos abrir com uma manicure e uma escovista. Acho que não vamos voltar a ser como antes, só quando existir uma vacina. Muitas pessoas estão com medo”, aponta Maria Miriam.
O período de quarentena também anula serviços de maquiagem e penteado que o Salão Milinda oferece. “Penteados e maquiagem tão cedo vai ter, pois sem evento de casamento. Mas minha cartela de serviço é bem grande, graças a Deus. Nos últimos anos, eu tinha feito um investimento em um novo serviço dentro do meu salão que foi o mega hair onde a cada dia a procura tem aumentado”, concluiu.
Para quem gosta daquela conversa jogada fora em um salão de beleza lotado, já pode dizer pelo menos um até logo. Isso porque os espaços precisam agendar o atendimento para evitar aglomerações. O salão de Miriam atendia, pelo menos, 40 pessoas diariamente. A partir das novas regras ele passa a atender duas pessoas por hora entre 10h às 17h em salas opostas, respeitando o distanciamento.
Inicialmente, os salões do centro da cidade estão restritos a atender somente a partir das 14h. Enquanto em outras localidades é permitido o funcionamento em horário regular comercial.
Neste primeiro momento, o Espaço Beth Brito, localizado no bairro do Junco, também vai atender sem ultrapassar os 30%. A dona do salão, Beth Brito, equipou o ambiente com pontos de álcool em gel para clientes e colaboradores, tapete sanitizante, sinalizadores de uso obrigatório de máscaras e instruções de distanciamento de dois metros. “Estamos cumprindo as normas de segurança protocoladas para esse momento e também estamos atendendo por hora marcada para evitar aglomerações de pessoas. A doença é algo novo para todo mundo. Tem ceifado a vida de muitas pessoas. Sem dúvidas que o medo é inevitável, mas precisamos nos adequar às normas de prevenção contra esse vírus para a proteção da saúde tanto dos nossos clientes, quanto dos nossos colaboradores”, disse.
A cabeleireira e dona do salão relata que a venda de produtos de beleza ajudou na despesa enquanto o lugar estava fechado, e revela que muitos clientes estão agendado os serviços do salão que já existe há mais de 20 anos.
Por Priscila Duarte