Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus renovam votos no Dia Mundial da Vida Consagrada
Igreja celebra, neste dia 02 de fevereiro, a Festa da Apresentação do Senhor e o Dia Mundial da Vida Consagrada. A Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus renovou seus votos durante solenidade presidida pelo bispo diocesano, Dom Vasconcelos, na capela do Menino Deus, em Sobral.
A Festa da Apresentação do Senhor, chamada Hypapante pelos gregos, ocorre quarenta dias após o nascimento de Jesus. Maria e José levaram Jesus ao templo, cumprindo a lei mosaica (que trata dos primogênitos e da purificação da mãe), mas, na verdade, foi uma ocasião em que Ele se apresentou ao Seu povo, como luz para se revelar às nações e glória do Seu povo Israel.
O encontro do Senhor com o profeta Simeão e a profetisa Ana no Templo ressalta o caráter sacrificial da celebração e a comunhão pessoal de Maria com a morte de Jesus na cruz. Simeão profetizou a respeito de Maria: “Uma espada traspassará tua alma.” Por sua íntima união com Cristo, Maria foi associada ao sacrifício do Filho.
Com a bênção das velas, uma pequena procissão da equipe litúrgica, juntamente com as irmãs, adentrou a capela criada por seu fundador, o Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade, dedicada ao Menino Deus. Concelebraram a missa os padres: Berg, pároco da Paróquia da Sé; Wellington Silva, reitor do Seminário Propedêutico São José; Fábio Nascimento, pároco da Paróquia de Santa Luzia, em Jijoca de Jericoacoara; Júlio Nascimento, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Groaíras; e James, da comunidade Rainha da Paz.
Dom Vasconcelos ressaltou, em sua homilia, que quando a data festiva da Apresentação do Senhor cai no domingo, ela é celebrada liturgicamente como Solenidade. “Ao acompanharmos a liturgia, temos a oportunidade de participar do discipulado e caminhar com Jesus. O amor por Ele deve ser manifestado não apenas em símbolos, mas também na vida doada ao Senhor. Desejo que a nossa vida consagrada se manifeste através da nossa doação”, afirmou o bispo.
Após a homilia, a Madre Geral, Irmã Maria de Jesus, renovou seus votos, que foram recebidos pelo bispo diocesano, e, em seguida, ela recebeu os votos das demais irmãs. “Estamos transbordando de alegria, pois renovamos a nossa consagração. Acreditamos que a esperança não engana, por isso somos convidadas a mergulhar no espírito do jubileu 2025. Nos congratulamos com toda a vida consagrada que hoje se faz presente, desde nosso bispo até todas as irmãs de outras congregações”, destacou a Madre Geral.
Neste ano de 2025, algumas irmãs celebram datas jubilares especiais, como: Irmã Alda e Irmã Maria de Alcântara, que completam 50 anos de consagração; Irmã Auxiliadora, 60 anos; Irmã Assunção, 40 anos; Irmã Aparecida, Irmã Desterro, Irmã Elizete e Irmã Vera, 30 anos; Irmã Aurilene, 25 anos; Irmã Susilene, 20 anos; Irmã Adalva, Irmã Eva e Irmã Ivonete, 15 anos.
Na ocasião, Dom Vasconcelos recebeu a relíquia de 1º grau de Santa Elena Guerra, enviada por Dr. Paolo Villota, postulador da causa de beatificação de Monsenhor Arnóbio. O presente foi entregue por José Luís Lira, diretor do Museu Diocesano Dom José.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana