Crianças e adolescentes de Sobral começam a ser beneficiadas com o programa “Esporte em 3 tempos”

0

Objetivo do programa é proporcionar formação da cidadania, qualidade de vida, socialização do conhecimento e estímulo à convivência social. As atividades acontecem na Areninha Teco-Teco, no bairro Alto da Brasília

Recreação, futebol de campo e treinamento funcional é o que os meninos e meninas entre sete e 17 anos passaram a ganhar em Sobral nessa semana. Na tarde da terça-feira (9), a Areninha Teco-Teco localizada no bairro Alto da Brasília, recebeu a primeira atividade do programa “Esporte em 3 Tempos”, um projeto do Governo do Estado do Ceará que trabalha três fases, de acordo com determinadas faixas etárias. Na cidade, uma parceria com o PDES (Programa de Desenvolvimento Esportivo e Social) por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), fortalece o projeto. Crianças do município poderão passar seu tempo ocioso de maneira divertida e educativa.
De acordo com a professora de Educação Física, selecionada pelo programa ‘Esporte em Três Tempos’, Elys Regina Freires, as inscrições começaram na segunda-feira (1) e seguem até o preenchimento das vagas disponíveis, “no mínimo 100”, ressalta. Elys aponta uma dificuldade com a procura de meninas para participarem das atividades: “Fiz cinco inscrições de meninas, até o momento, e espero mais. Com essa copa do mundo feminina, sabemos que existem muitas meninas que têm esse desejo de estarem nessa modalidade, de futebol feminino, e não possuem tanto apoio. Aqui estamos com a possibilidade de formar uma turma feminina e, estamos com a dificuldade de público”, enfatiza.
As atividades do projeto acontecerão na Areninha Teco-Teco de segunda a quinta-feira nos horários entre 16 e 17 horas e são monitoradas por Elys Regina e mais dois professores disponibilizados pela prefeitura: Vanderson Dutra e Yuri. As turmas e horários são divididas de acordo com a faixa etária: Nas terças e quintas, entre 16 e 17 horas, as crianças de sete a 10 anos são o público do núcleo ‘Aprender’. No mesmo dia, das 17 às 18 horas, é visada a turma feminina, mas por enquanto meninos ocupam o horário. Nas segundas e quartas-feiras de 16 às 17 horas, é a vez dos pré-adolescentes com idades entre 11 e 13 anos, pertencentes ao núcleo ‘Desenvolver’. E no horário de 17 às 18 horas, os adolescentes de 14 a 17 anos, no núcleo ‘Superar’.
Segundo Elys, além da ótima qualidade da Areninha, Sobral conta com materiais enviados pelo governo do estado e também por materiais disponibilizados pela prefeitura: “Bolas de futebol, bolas de voleibol e handebol para recreação, cordas, bambolês, elásticos, bola de medicine ball, cones grandes e pequenos”, destaca.
Vanderson Dutra, diz que o programa de Desenvolvimento Esportivo e Social (PDES), ao qual faz parte, procura tirar as crianças das ruas, da desocupação, em um momento que elas estão livres no contraturno das escolas e trabalhar com elas: “Sendo uma ótima parceria com o Programa Esporte em 3 Tempos”, ressalta.

Esporte: Lugar de Mulher também
• Lorhanna, à esquerda e Alana à direita

Márcia Lorhanna Martins, 10, e a prima Alana Kethlley Martins, 11, são duas das cinco meninas que se inscreveram no programa. Elas ficaram surpresas quando chegaram à Areninha e foram informadas que as atividades também eram destinadas a meninas. Lorhanna, que gosta de jogar voleibol ressalta: “Antigamente só acreditavam nos homens para ganhar em algum esporte, agora as mulheres estão na pista”. Alana complementa: “Melhor praticar esporte do que ficar em casa assistindo Netflix”.

No futebol, um laço
• Joaquim, à esquerda e Isaac à direita

Os Irmãos Joaquim Bismarck, 10, e Isaac Edmundo, 7, receberam o nome de dois jogadores de futebol. Para eles, o esporte está no sangue. Isaac declara: “Para mim o futebol é agradecimento ao nome ‘Edmundo’ que eu tenho; o maior jogador que eu acho”. Joaquim completa: “Para mim, esporte significa determinação de tudo que a gente faz; focar naquela coisa. Tem momentos bons, ruins, depende do que a gente está passando. Futebol para mim é uma emoção, vem do coração”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *