Curso de Extensão em Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania

0

Na noite desta terça-feira, 02 de julho, aconteceu no Memorial da Educação Superior de Sobral/UVA, a Solenidade de Abertura e Aula Inaugural do Curso de Extensão em Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania.

Por Chiquinho Silva e Priscila Ponte
Prestigiaram o solene momento o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UVA, Prof. Doutorando José Osmar Fonteles; Prof. Dra. Daniele Costa da Silva, Coordenadora Adjunta do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú; os coordenadores do referido curso de extensão, Prof. Dr. Alencar Mota (UVA) e Sr. Francisco Silva de Sousa (Coordenador dos Direitos Humanos de Sobral).
A iniciativa deste curso é da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SEDHAS), através da Coordenadoria dos Direitos Humanos e da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, através da Pró-reitora de Extensão e Cultura.
Participam do curso 40 lideranças comunitárias, religiosas, representantes de comunidades tradicionais (Ciganos, Quilombolas e Povos de Terreiros), estudantes universitários dos cursos da Ciências Sociais e Direito, membros da LADH ( Liga dos Direitos Humanos)trabalhadores e gestores públicos, militantes de movimentos sociais, lutadores do povo e representantes dos Fóruns Permanentes LGBTs, Igualdade Racial, Pessoa com Deficiência e dos Direitos Humanos. O curso tem carga horária de 120h e vai acontecer de julho a dezembro com encontros presenciais. O curso propões que, através dos conteúdos programáticos, cursistas poderão fazer conexões com a vivência de promoção e defesa dos direitos humanos e cidadania, levando em conta os seus lugares de saberes e atuação.
Para os coordenadores, Chiquinho Silva e Prof. Alencar Mota, a aula magna ministrada pelo defensor público Igor Barreto foi um momento rico, de grande importância e que trouxe provocações a respeito da verossimilhança da universalidade dos Direitos Humanos em diversos contextos de violação. Saímos instigados a caminhar olhando para o desafio de sermos defensores de direitos humanos num contexto histórico de cada vez mais afirmação de diferenças. São os Direitos Humanos ocupando a cidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *