Ético ou hético?
Os dois termos existem, mas com significados diferentes. Ético é relativo à ética, à moral. Já o termo hético significa tuberculose. Ex: O hético morreu de inanição.

Chegaram todos, excetos dois
Diga corretamente: Chegaram todos, exceto dois. Exceto é palavra invariável.

Faltar
É muito comum ouvir-se a seguinte construção: Ainda falto fazer um exame. Ora, não sou eu que faço, mas, sim, o exame é que me falta fazer. Diga assim: Falta-me, ainda, fazer um exame.

Fazer um passeio
Evite o galicismo insuportável. Galicismo são frases francesas (Gália era o antigo nome da França). Diga-se simplesmente e corretamente: Dar um passeio.

Flagrante X fragrante
Não confunda! Flagrante significa ardente, acalourado, evidente. Ex.: É um fato flagrante (evidente); O infrator foi preso em flagrante (Isto é: no momento em que cometia a infração. Fragrante significa aromático, perfumado, odoríferos, cheiroso. Ex.: Ana usava uma pomada fragrante (cheirosa).

Férvido X Fervido
É bom não confundir: férvido significa arrebatado, veloz e é palavra proparoxítona. Fervido é particípio passado do verbo ferver.

Flauta ou frauta?
Ambas corretas. São as chamadas formas variantes ou formas sincréticas.

Flecha ou Frecha?
Ambas corretas. São formas variantes ou formas sincréticas. Flexa é palavra que não existe em Português;

Inimigo fidagal
Fidagal é deformação popular de figadal (do fígado). A expressão correta é inimigo figadal. Isto é, inimigo ferrenho, perigoso.

Formidável
Os puristas condenam seu emprego no sentido de extraordinário. Com efeito, formidável vem do Latim “formidabilis”, que significa pavoroso, medonho, quer causa muito medo. É bom dizer que formidável sofreu mudança semântica (mudança de sentido), Na língua contemporânea significa excelente. Ex,: Paula é uma aluna formidável.

Frustar X Frustrar
Diga-se e escreva-se corretamente frustrar, frustração, frustrante. Frustrado significa decepcionado.

Galicismo
Palavra ou expressão afrancesada. Há galicismos léxicos e sintáticos. O galicismo léxico consiste no emprego de uma palavra francesa ou no uso de uma palavra vernácula com a significação particular que tem em Francês. Ex.: Ofereci-lhe uma “corbeielle” (palavra francesa); O trem partiu brusco. Brusco no sentido de rápido é francesismo; em Português, brusco significa escuro; Ex.: O céu apresenta-se brusco.
O galicismo sintático consiste na construção afrancesada; Ex.: Este é o homem o mais rico da cidade. Em Português se constrói: Este é o homem mais rico da cidade.

Gente
Na linguagem popular é comum o emprego da palavra “gente” por “eu”; Nesse caso, a concordância deverá ser feita por silepse. isto é: deverá dar-se com a ideia oculta que está por trás de “gente”, a saber, pessoa do sexo feminino ou do sexo masculino; Exs.: A gente (fala com uma moça) está muito preocupada; A gente (fala um rapaz) está muito preocupado;

Guardar o leito
Esse galicismo desgracioso tem correspondente exato em Português: ficar de cama, estar de cama, estar acamado, etc.
(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *