De Olho na Língua

“Dar uma pensada / Dar uma verificada
Só porque podemos dar uma olhada, dar uma chamada e também dar uma passada, muitos acham que também podem dar uma “pensada” ou dar uma “verificada”.
Na fala diária podemos até usar quase sem muito problema: Vou dar uma pensada no assunto ou vou dar uma verificada no documento. Convém evitar esse emprego, contudo, na escrita formal ou em momentos em que os registros da língua popular não são muito aconselháveis (como num julgamento ou até mesmo numa entrevista). Prefira usar vou pensar, vou verificar. Não é mais simples?
Carroceria e carroceria
Ambas corretas. Em nossa Língua coexistem ambos os sufixos “-aria” e “eria”; Houve uma época em que os gramáticos acoimavam de estrangeirismo o último sufixo. Posteriormente se provou sobejamente que o referido sufixo (-eria) é tão vernáculo quanto “-aria”. Portanto, são formas variantes: galantaria/galanteria, infantaria/infanteria, joalharia/joalheria, lavandaria/lavanderia, leitaria/leiteria, sorvetaria/ sorveteria; doçaria/doceria, selvajaria/ selvageria.
Dentre as formas variantes sempre existe uma que é mais popular. Assim, entre infantaria e infanteria o povo ficou com a primeira; entre loteria e lotaria o povo escolheu a primeira (loteria), talvez imaginando que lotaria não desse muita sorte. Todavia, é preciso acrescentar que nosso idioma possui mais palavras com o sufixo “-aria” do que o sufixo “-eria”.
OBS.: O sufixo “-aria”, antes de se pospor a nome, pospõe-se a verbo, por isso é que temos barbearia (derivado de barbear) e não barbearia (derivado de barba). Em algumas regiões do Brasil, portanto, o povo usa barbaria em lugar de barbearia. Não deixa de ser uma barbaria. Isto é uma “barbárie”.
Qualidade X Boa qualidade
Significado de qualidade – substantivo feminino, característica particular de uma coisa ou de uma pessoa, que tanto pode ser boa como ou má. Particularidade (Natureza) – Uma das qualidades dos metais é sua resistência. Portanto, não cometemos pleonasmo quando dizemos “comprei um produto de boa qualidade”, porque podemos dizer também que este produto é de péssima qualidade.
Gratuito (Pronúncia)
Pronuncie gra-túi-to (o acento é só para esclarecer a pronúncia). Pronuncie gratuito como intuito, fortuito, circuito, descuido.
Gravidez /Gravidezes
Muita gente não gosta de dizer gravidezes, mas o plural de gravidez é gravidezes, assim como o plural de cuscuz é cuscuzes, verniz é vernizes, rapaz é rapazes. Se não gosta de usar o plural gravidezes, use de gestações.
Os Prêmios Nobel ou Os Prêmios Nobéis?
A segunda. Não faz mal que fique estranho. Importa que fique correto. Os nomes próprios não fogem à regra da pluralização; Portanto, “O cientista suíço já ganhou dois Prêmios Nobéis; Os Prêmios Nobéis de Química já chegaram a Estocolmo.
Você ficou “pasmo” com o fato?
Não fique mais! Pasmo é substantivo e significa assombra, espanto. O verbo é pasmar (causar pasmo), espantar, maravilhar, assombrar. O adjetivo é pasmado (surpreendido, espantado, assombrado). Portanto, não deve empregar pasmo (substantivo) por pasmado (adjetivo). O correto: Fiquei pasmado (maravilhado, espantado) com a chegada dos artistas; Seu pasmo (assombro) foi tão grande que desmaiou; O pasmo causado pelo desastre deixou muita gente sem saber o que fazer. Isto é: O pasmo (espanto) causado pelo desastre deixou muita gente sem saber o que fazer.
(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724.



