De Olho na Língua
Utilização do adjetivo “mesmo”
O adjetivo mesmo concorda ou flexiona-se de acordo com o gênero e número das pessoas por ele representadas. Ele modifica os pronomes pessoais eu, tu, nós e vós. Exs.: Eu mesmo fiz (afirmação do homem); Ela mesma fez (afirmação de mulher); Nós mesmos publicamos (vários homens); Nós mesmo escrevi (afirmação do homem – plural majestático); Nós mesma escrevi (afirmação da mulher – plural majestático).
Mesmo funciona como advérbio. Exs.: Saiu agora mesmo (isto é, imediatamente);Ele a quer mesmo (realmente); Comi mesmo o doce de batata (de fato).
Mesmo funciona também como pronome neutro. Exs.: Bebi o suco e Pedro fez o mesmo (a mesma coisa); Vi o mesmo que você (a mesma coisa). Contudo, há pseudointelectuais utilizando de forma condenável o vocábulo mesmo. Vale ressaltar que mesmo não é sinônimo de ele, este, seu ou aquele, nem a palavra mesma pode ser substituída por ela, esta, sua ou aquela. Forma ridiculamente utilizada: Procurei o diretor e o mesmo não estava na empresa (…e ele não estava…); Beatriz dá mesada ao neto, mas o mesmo já tem 30 anos (…mas este já tem 30 anos); Matokara Nomur será levado a julgamento, porque o mesmo é acusado de assassinar uma pessoa (…porque é acusado de…).
Dolo (ó) – Incesto (é)
A palavra dolo (ó), a qual significa ato consciente, ou intenção, com que se induz, mantém ou confirma outrem num erro, má-fé, tem o primeiro “ó” bem aberto. Ex.: Não houve dolo (ó) naquela atitude. Incesto (é) significa união ilícita… A pronúncia do ‘e’ aberta. Não tem nada a ver com cesto. No Português contemporâneo essas pronúncias não são seguidas à risca.
Sua “senhora” já chegou
A palavra feminina que corresponde a marido é mulher, somente mulher. Esposo e esposa, por sua vez, são termos que se usam em meios bem específicos (jurídico e administrativo), além de se aplicarem propriamente em referência a pessoas ilustres, de grande destaque nos meios políticos e sociais e a deuses da antiguidade. Exs.: O duque veio acompanhado da rainha, sua esposa; O governador veio acompanhado da sua esposa; A primeira-dama não soube explicar por que o presidente, seu esposo, deixará de comparecer à reunião; Júpiter era o esposo de Juno.
Grande maioria (Pleonasmo?)
Maioria é metade mais um. Num grupo de 100, cinquenta e um (51) votos fizeram a maioria. Maioria mixuruca, claro. Por isso a chamam de “pequena maioria”. Às vezes, a diferença é enorme. Tem vez, então, a “grande maioria”. Quem não gosta da duplinha, tem saída. Maioria esmagadora quebra o galho.
Alguns gramáticos veem na expressão “grande maioria” um pleonasmo. Eu, que não sou gramático, sou um simples curioso em assuntos linguísticos, penso que não seja pleonasmo, pois a expressão já está consagrada, e usada por todos os toreutas do vernáculo.
(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (88) 99868-2517 e (88) 98141-2183.