À vista / a vista / à vista de
Emprega-se o acento grave no “a” quando representa a pura preposição “a”, que rege o substantivo feminino singular, formando uma locução que, por motivo de clareza, vem assinalada com acento diferencial. Exs.: “Eu, quando quiser mulher, já sabe: pago ali mesmo! À vista!” (Nelson Rodrigues – Perfume de Mulher – A vida como ela é…); “E guerras prolongadas ou sem vencedor à vista dificultavam ou impediam a descida de cativos a costa (Alberto da Costa e Silva – A Manilha e o libambo); “Contra a voz do dever, (…) contra o cheiro de santidade e contra os pagamentos à vista” (Carlos Heitor Cony – Da arte de falar mal);.
Não confundir com a anteposição do artigo “a” ao substantivo “vista”: “(…) Levante o braço direito para proteger a vista (Idem, Vera, Verão).
A locução “à vista de” significa “na presença de”, “diante de”. Ex.: Franceses, ingleses, flamengos, alemães e portugueses traficavam uns à vista dos outros e competiam entre si”. (Alberto da Costa e Silva – A Manilha e o libambo).

Abdome / abdômen
Ambas as formas estão corretas, mas abdome é considerada preferencial. O plural de abdômen e abdômens e, pouco usado no Brasil, abdômenes.

A forma “presidenta” é correta?
Combatida como neologismo, a forma “presidenta”, já é consagrada por força do uso. É defendida, por exemplo, por Evanildo Bechara, Celso Cunha, Cegalla e Rocha Lima, e já está registrada no Vocabulário Oficial.
Mas a palavra presidente continua a ser registrada como palavra de dois gêneros, ou seja, pode-se dizer, sem medo de errar, o presidente e a presidente. Portanto, o tratamento “Ilma. Sra. Presidenta” deve ser tido como correto ao lado de “Ilma. Sra. Presidente”.
Vale lembrar que a palavra presidenta não é neologismo (palavra nova), pois escritores portugueses como Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco e até o nosso Joaquim Maria Machado de Assis também usaram os dois termos: a presidenta e a presidente.

Friento / friorento/ friolento
As três formas são corretas. As três palavras existem na Língua Portuguesa e estão corretíssimas: friorento (antônimo de calorento), friento e friolento. São adjetivos e palavras sinônimas que se referem a uma pessoa muito sensível ao frio ou a um lugar onde faz muito frio.
A palavra friorento (a) é a mais utilizada e a socialmente mais aceita. Devemos reconhecer que na linguagem coloquial as pessoas usam muito “friento (a). Não existe a forma “friozento (a)”.

Apoia / apóio / apôio?
A forma correta de escrita da palavra é “apoio” sem acentuação gráfica. As palavras “apóio” e “apôio”, com acento agudo ou circunflexo, estão erradas. Enquanto substantivo, apoio é pronunciado com “o” fechado (ô) e indica qualquer tipo de suporte, ajuda ou aprovação. Na forma verbal “apoio”, o acento agudo só existe na pronúncia: Eu apoio (ó). O Novo Acordo Ortográfico extinguiu o acento diferencial destas palavras.
(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (88) 99868-2517 e (88) 98141-2183.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *