“Dar na telha” (Origem e etimologia)
A origem da expressão popular “Dar na telha” deu-se pela analogia entre a anatomia do corpo humano e anatomia de uma casa. Segundo o Professor Ari Riboldi, telha, numa linguagem informal, pode significar cabeça ou mente. “Dar na telha” se diz quando uma pessoa age de modo irrefletido, quando toma atitudes sem refletir, de modo repentino, sem tomar as devidas precauções do resultado de suas decisões.

Paracuru (Origem e significado)
Trata-se de uma palavra da língua Tupi, em que “Paracuru” significa lagarto do mar. Outra versão seria “Para” (mar) + “curu” (cascalho) mar de cascalho. Ou, ainda, “Para” (rio) + “curu” (cascalho) e seria “rio de cascalho”.

Altamira x Itaituba (Origem e significado)
Altamira é um nome predominantemente feminino, de origem teutônica, que significa “brilhante”. Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do País. Sua população estimada em 2018 era de 113.195 habitantes, com uma área de 159.533 km2. Segundo o IBGE, em 2017 posicionava-se como o município mais extenso do Brasil. Eu tenho uma deferência à cidade de Altamira, pois lá vivi vários anos, tendo concluído o Segundo Grau no Instituto Maria de Mathias (colégio de freiras). Lá também fui funcionário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
Já Itaituba fica distante 490 km de Altamira. Etimologicamente, a palavra Itaituba é originária do Tupi, e significa “ajuntamento de pedrinhas”.

Sentar-se a / Sentar-se em
Usa-se “sentar a” quando significa contigüidade, junto a, ao lado de. Usa-se “sentar-se em” quando significa em cima de, sobre. Exs.: Imaginei estar sentado ao piano, tocando “Virgens mortas” (Ana Miranda – A última quimera); O padre-diretor tomou assento à mesa (sentou-se) cercado de professores e deu início à sessão; Sentou-se na cadeira e começou a leitura do testamento; Sentou-se à janela para assistir à passagem da procissão (Ficou junto à janela, e não na janela) ; O professor sentou-se na mesa e começou o ditado (Neste caso, sentou-se sobre a mesa par demonstrar informalidade); Ela estava sentada ao piano quando recebeu a notícia da morte do pai; Sentou-se ao computador logo cedo e só saiu à noite.

É que (Concordância verbal)
Na expressão de realce “é que” o verbo fica invariável. Exs.: Nós é que construímos a casa; Os pais é que devem educar os filhos (= São os pais que devem…); Eu é que levo as crianças à escola (= Sou eu que levo…); Amigos é que não lhe faltam (= São amigos que não…).

Mais de um (Concordância verbal)
Use com a expressão “mais de um” o verbo no singular. O verbo com a expressão “mais de um” deverá ficar no plural se a expressão vier repetida ou se houver idéia de reciprocidade. Ex.: Mais de um político se abraçaram; Mais de um político usou a tribuna.

(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (88) 99868-2517 e (88) 98141-2183.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *