De Olho na Língua
Ir e Vir
Há quem confunda a conjugação destes dois verbos, no presente do indicativo de ser assim: IR: Vou, vais, vai, vamos, ides, vão. VIR: Venho, vens, vem, vimos, vindes, vêm.
É bom estar atento para evitar erro comum, quanto ao emprego de VIR, na primeira pessoa do indicativo presente. Quando vamos felicitar alguém no dia do seu aniversário devemos dizer: “Venho trazer-lhe o meu abraço”. Se dissermos “Vim trazer-lhe o meu abraço” significa havermos estado antes, na casa do aniversariante. Porque “vim” é a primeira pessoa do pretérito perfeito do indicativo. Refere-se ao passado e não ao presente.
Grande maioria (Pleonasmo?)
Maioria é metade mais um. Num grupo de 100, cinquenta e um (51) votos fizeram a maioria. Maioria mixuruca, claro. Por isso a chamam de “pequena maioria”. Às vezes, a diferença é enorme. Tem vez, então, a “grande maioria”. Quem não gosta da duplinha, tem saída. Maioria esmagadora quebra o galho.
Alguns gramáticos veem na expressão “grande maioria” um pleonasmo. Eu, que não sou gramático, sou um simples curioso em assuntos linguísticos, penso que não seja pleonasmo, pois a expressão já está consagrada, e usada por todos os toreutas do vernáculo.
“A grosso modo” ou “grosso modo’
A expressão latina é simplesmente “grosso modo” e significa de modo grosseiro, impreciso, aproximado. A expressão não deve ser precedida da preposição ‘a”: A avaliação preliminar revelou, grosso modo, lucro superior a 50 mil dólares.
Grande número (Concordância verbal)
Trata-se do coletivo partitivo. O verbo pode concordar com o núcleo do sujeito (número) ou com o complemento: Grande número de estudantes saiu (ou saíram) às ruas protestando contra o aumento das mensalidades escolares; Grande número de eleitores não votou (ou votaram) na última eleição. OBS.: Se o verbo vier anteposto ao sujeito, faz-se a concordância com o sujeito; Saiu grande número de estudantes às ruas…
Tráfego/trafegar; Tráfico/traficar
Convém não confundir esses termos.
TRÁFEGO – Entre outros significados, é o movimento de veículos, navios, aviões, pedestres, etc. numa área ou numa rota. Ex.: O tráfego aéreo foi interrompido por causa do mau tempo; Não é permitido trafegar em estradas públicas com a plataforma ocupada à colhedora. O verbo correspondente ao substantivo tráfego é trafegar.
TRÁFICO – É negócio desonesto, ilícito ou fraudulento. Ex.: Tráfico de drogas; Tráfico de escravos; Tráfico de influência; Tráfico de mulheres; Tráfico de órgãos humanos, etc. O verbo correspondente a tráfico é traficar.
NOTA: É Bom não confundir esses termos porque, observei em uma instituição de ensino em nossa cidade, pessoas que trabalham no setor que é para ser denominado de tráfego, eles chamam de tráfico, o que é muito perigoso.
O paciente está muito grave
Diga-se: O paciente está muito mal; O estado de saúde do paciente é que é grave.
Preço caro / preço barato
Não existe preço caro nem preço barato. O preço pode ser alto ou baixo. O produto é que pode ser caro ou barato.
(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (88) 9968-2517.