Dar à luz alguém
É assim que se usa: Dar à luz gêmeos; Dar à luz uma menina; Dar à luz sêxtuplos; Dar à luz um lindo bebê (não diga: Dar à luz uma linda bebê. Lembre-se que a palavra bebê é sobrecomum, ou seja, serve para ambos os sexos). Luz aí está por mundo. Assim: Dar à luz alguém = Dar ao mundo alguém. Há, contudo, os que insistem em “dar a luz a”. A expressão “dar a luz”, que significa publicar, editar.

O parto é cesáreo ou cesário?
Eis uma armadilha danada – O parto é cesáreo com “e” ou cesariano com “i”. É claro que o feminino de cesáreo é cesárea: Aquele médico faz uma cesárea por dia. E é claro que o masculino de cesariana é cesariano: Não se aconselha o parto cesariano desnecessário. Então, o parto é cesáreo ou cesariano.
Por falar em parto, é bom lembrar que existe aquele feito a “fórceps”, instrumento cirúrgico. Detalhe: A forma variante é fórcipe. O parto pode ser “a fórceps” ou “a fórcipe”.

Criança de “0” a dois anos de idade
É uma das grandes tolices dos adultos. Existe a criança de “0” ano? Está claro que não. Como, então, podem ser vacinadas crianças de “0” a seis anos, conforme dizem todos os dias os repórteres de televisão?
Não seria mais coerente, mais consequente, mais aceitável dizer que “todas as crianças de até dois anos foram vacinadas?
Mais cruel, ainda, é aquele que vê no zero uma palavra indicativa de plural. Escreveu um jornalista: São histórias sem nexo. Para crianças e adultos “dos 0” aos 80 anos. Papel, de fato, aceita tudo.

Marido e mulher
Para se referir a uma pessoa casada, deve-se usar marido e mulher, e não: esposo, senhora. Esposa usa-se, apenas, quando se trata da mulher de uma personalidade: esposa do embaixador, esposa do presidente.

Minha filha está grávida, mas ela não quer uma filha mulher
Visível redundância: filha mulher. Diga-se: Minha filha está grávida, mas ela não quer uma menina. Não existe filha “homem”. Portanto, melhor substituir pelo sexo do bebê – menina ou menino.
EM TEMPO: A palavra bebê é do gênero masculino. Assim, não existe a forma “uma bebê”, tão usada na linguagem vulgar. Diga-se sempre: um bebê para menino ou menina. Se você quiser explicitar o sexo da criança, acrescente: Minha filha teve um bebê do sexo feminino.

Casal / par / parelha
CASAL – Aplica-se ao ajuntamento do macho e da fêmea (casal de canários, casal de coelhos, casal de baleias);
PAR – Refere-se a dois objetos que costumam andar juntos (par de luvas, par de óculos, par de meias) e também a duas pessoas: um par de namorados, um par de amigos.
Existe ainda a palavra PARELHA para indicar par de animais especificamente cavalos e muares: Uma bonita parelha de burros.
(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contato: (88) 99373-7724.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *