Rua – Avenida – Alameda – Travessa – Boulevard (Bulevar)
Rua – Via pública urbana, geralmente ladeada de casas, prédios muros e jardins.
Avenida – Via pública urbana ampla, mais larga que a rua, geralmente arborizada ou provida de outros guarnecimentos.
Alameda – Rua (ou caminho) constituído por árvores plantadas em fileiras; 2): Bosque de álamos; 3): Lugar arborizado para passeio, aldeia.
Travessa – Rua secundária transversal.
Exs.: Rua Boulevard João Barbosa (Diga somente: Boulevard João Barbosa; Rua Travessa do Xerez (Diga somente: Travessa do Xerez); Rua Alameda Dr. Paulo Sanford (Diga somente: Alameda Dr. Paulo Sanford.
Observe que ninguém diz “Rua Avenida”. Diga somente: Avenida Dr. Guarany.
“Vossa senhoria está satisfeita” ou “Vossa Senhoria está satisfeito”?
Ambas corretas. A concordância gramatical é “Vossa Senhoria está satisfeita”. A segunda. “Vossa Senhoris está satisfeito” é uma concordância siléptica ou ideológica.
Faz-se essa concordância com o sexo da pessoa a que nos referimos. A concordância siléptica evita constrangimento quando nos dirigimos a autoridades do sexo masculino. Vossa Excelência está cansada (mulher); Vossa Excelência está cansado (homem).
Molho (ô) X Molho (o)
Molho (ô) significa condimento. Ex.: molho de pimenta.
Molho, com a letra “o” aberta (ó) significa feixe. Muitas chaves no chaveiro, dir-se-á molho (ó). Ex.: Perdi um molho de chaves. É, também, a primeira pessoa do verbo molhar.
Inchar, Enchar ou Inxar (Como se escreve?)
A única grafia correta é inchar.
Hiperurbanismo / hipercorreção/ Ultravorreção
Em Linguística: fenômeno que consiste na procura excessiva de correção que leva o falante de uma língua à substituição de uma forma correta por uma forma errada (incorreta) que o falante supõe ser a mais culta ou a que mais elevado nível social revela, ultracorreção (correção levado ao extremo). Os termos são sinônimos.
Exs.: fatilha (por fatia); tocalha (por tocaia); casteliano (por castelhano). Castela era o antigo nome da atual Espanha). Eu tinha chego atrasado (Eu tinha chegado atrasado).
Oximo X Oxímoro
Oxímoro é uma figura de estilo (mais precisamente de pensamento), em que se exprime um paradoxo, que consiste em associar dois termos de significados opostos (aliás, contraditórios) numa mesma estrutura, com o objetivo de criar um terceiro conceito com um novo sentido.
Exs.: Acabaram de ouvir a voz do silêncio; A droga oferece um prazer doloroso; A sua obra está coberta por uma luminosa escuridão; Respondeu com um estrondoso silêncio; Aposta segura; Quase sempre; Acidente afortunado; aldeia global.
Pasmado e Pasmo não são sinônimos
Pasmado, segundo as vozes mais autorizadas da Língua Portuguesa, não é sinônimo de pasmo.
Pasmo é substantivo e designa espanto, assombro. Pasmado é adjetivo que significa assombrado, espantado, estarrecido, etc.
Não se diz, pois, que todos ficaram pasmos diante de alguma coisa ou algo, mas pasmado, isto é, cheios de pasmo. Diga corretamente: Todos ficaram pasmados (espantados, assustados, estarrecidos) diante de alguém ou algo.
O vereador conhece muito bem o Regimento Interno
É o caso de perguntar: e o Regimento Externo?
“Regimento Interno” é pleonasmo gritante.
(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (88) 99373-7724.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *