Mascote é sobrecomum ou comum de dois?
Nossos principais dicionários e o Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (ABL) consideram mascote um substantivo sobrecomum. Ou seja: a mascote é uma palavra feminina que serve aos dois sexos. Acredito que a forma masculina esteja consagrada e deva ser aceita. Mascote passaria a ser um substantivo de dois gêneros: O mascote e a mascote. Uma dica: Para vestibulares, concursos públicos e exames opte por sobrecomum a mascote: A mascote tanto para homem, como para mulher.

Ídolo é substantivo sobrecomum ou comum de dois gêneros?
A leitora Ana Carlos tem dúvida quanto ao gênero da palavra ídolo. Cara Ana, ídolo é sobrecomum. Devemos dizer ídolo tanto para homem, como para mulher: Ela é o meu ídolo; A atriz Vera Fischer é meu ídolo na televisão. Mas um dos maiores salários da TV brasileira (Fausto Silva) não tem conhecimento disso. Ele sempre diz: minha ídola, minha anja, etc. Quê fazer?

O lotação ou a lotação?
O lotação é um veículo de transporte coletivo em geral: A Dama do Lotação (filme). A lotação é a capacidade de lotar: O cinema estava com sua lotação esgotada.

O tapa ou a tapa?
A forma masculina é aceita por todos os dicionários: Recebeu um tapa no rosto. A forma feminina é considerada regionalismo pelo Dicionário Aurélio e pelo Vocabulário Ortográfico da ABL.

Agilizar / Agilização
Palavras vetadas. Use dinamizar, tornar mais ágil, acelerar, apressar, estimular ou incentivar, conforme o caso (e os substantivos correspondentes).

Comparecer
1) Prefira a forma “comparecer a” e não “comparecer em”: Compareceu ontem ao treino; Compareceu à reunião, à assembleia; 2) Com “em”, é apropriado este uso: Tem comparecido muito em público; 3) O verbo admite “ante” ou “perante” quando significa prestar conta: Compareceu ante o rei; Compareceu perante o Tribunal de Justiça; 4) Pode também dispensar: Apesar de convidado para a festa, não compareceu.

Comparecimento
Use no singular em frases como: O comparecimento de Juca e Alemão levou ao treino grande número de torcedores; Os presentes elogiaram o comparecimento do governador e do prefeito à solenidade (e nunca: “os comparecimentos”).

Grátis / Gratuito
Gratuito é adjetivo e deve ser usado com o verbo “ser” ou substantivos: A entrada é gratuita; ingressos gratuitos; ensino gratuito, acusações gratuitas. Já grátis é advérbio e pode ser substituído por “gratuitamente”: Recebeu grátis (gratuitamente) o ingresso; Conseguiu o livro grátis (gratuitamente). Por isso, não diga que o estacionamento “é grátis”, mas gratuito. Pronuncia-se gra-túi-to (o acento é só para indicar a pronúncia correta da palavra).

Mal cheiro / Mau humorado (Correto?)
Não. Entenda, então: Mal opõe-se a bem; e mau, a bom. Assim: mau cheiro (bom cheiro), mal humorado (bem humorado). Igualmente: mau humor, mal-intencionado, mau jeito, mal-estar. GRAVE ISSO: “Mau x bom” e “Mal x bem”.

(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (88) 99762-2542 e (88) 98141-2183.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *