Quando devo empregar São e Santo?
Se o nome do ex-Beato começar por vogal ou “h’, use Santo. Exs.: Santo Antônio, Santo Enoque. Caso mencionado nome seja iniciado por consoante, use São. Exs.: São Francisco, São José, São Benedito.
Existem exceções: Santo Tomás de Aquino (ou São Tomás de Aquino), Santo Papa, Santo Tirso, Santo Cristo,
Santo é ainda a forma que se usa antes de outros títulos (Santo Frei Gil) ou referente a patriarcas do Velho Testamento: Santo Jeremias, Santo Jó. Com os nomes próprios femininos usa-se sempre a forma “Santa”: Santa Cecília, Santa Inês, etc.

Aguanambi / Cuiabá
Aguanambi é um substantivo masculino. Em Tupi significa “orelha de cão (cachorro)”. Já, a palavra tem origem guarani e vem da palavra “cuyaverá”, que é originária de uma corruptela de “kuyaverá”, e significa “rio da lontra brilhante”.

Existe redundância em “dunas de areia”?
Não, não há, nem toda duna é formada de areia. A grande maioria das dunas é feita de areia, mas elas podem ser formadas também por solo seco, gipsita ou neve seca e dura. No Brasil, as dunas de Natal (RN) e de Fortaleza (CE) são as mais famosas.

A frase “Estímulo em vê-lo com saúde” traz alguma impropriedade?
Traz. O verbo estimar, que significa alegrar-se, não se usa com a preposição “em”. Portanto, constrói-se: Estimo vê-lo com saúde. Estimar também significa calcular: O joalheiro estimou o anel em dez mil reais.

Que curiosidade traz a palavra tratante?
Até o século XVI, tratante era um título que muito honrava o grande comerciante. Todo homem de negócios que se destacasse na sua profissão recebia o honroso título de tratante então altamente dignificante. Hoje, porém, tratante já não é termo elogioso; ao contrário, define o indivíduo velhaco, espertalhão, vigarista. Por quê? A partir de dado momento, os comerciantes começaram a mudar de atitude. Isso em linguagem chama-se: evolução semântica.

E a palavra “caldo” que curiosidade traz?
A palavra caldo designava antigamente apenas e tão somente líquido ou suco, bastante quente, fervente, já que provém do Latim “calidus” (quente). Hoje, porém, tomamos um caldo de cana gelado, o que, à luz da lógica, é um contrassenso. Coisa da Semântica. Veja que, antigamente, quando tomávamos água sem ser gelada, dizíamos: essa água está um caldo. Isto é: quente.

Há impropriedade na frase: “Eu não fazia sempre a mesma coisa”?
Há. Não e sempre não se usam juntos. Substitui-se o “não”, nesse caso, por nem. Assim: Eu nem sempre fazia a mesma coisa. Também não se usa a negativa “não” com a expressão “todos os dias”, Assim, devemos construir: Nem todos os dias vou ao escritório. (E não: Não vou ao escritório todos os dias).

Qual o plural de Papai Noel?
Papais Noéis. Nos dias que antecedem o Natal veem-se muitos Papais Noéis pelos shopping centers de todo o Brasil. Note que se escreve com iniciais maiúsculas. Já vimos que há quem escreva “papais noéis” e ainda com hífen.

(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *