A forma correta é dignatário ou dignitário?
A forma mais correta e recomendada de escrita da palavra é dignitário, aquele que ocupa cargo elevado, que goza de alta graduação. A utilização de dignatário não é unanimemente reconhecida. Assim, devemos privilegiar a utilização do substantivo masculino dignitário sempre que quisermos nos referir a uma pessoa que ocupa um cargo elevado, possuindo título permanente e graduação honorífica. Ex.: Todo o caminho será vigiado, tendo em vista a segurança dos dignitários; Um alto dignitário internacional está visitando o Brasil.
A palavra dignitário (ou dignatário) vem do Latim “dignitus, -atis” e “dignatus”, + -ario”. É uma pessoa que exerce uma dignidade ou um alto cargo, no sentido civil ou eclesiástico. E ainda um grau superior a comendador para certas ordens hierárquicas. (Dignitário – Wikipédia, a enciclopédia livre)

Defamar = Difamar?
Não. Difamar é tirar a boa fama ou o conceito, desacreditar publicamente atribuindo a alguém um fato específico negativo. Para ocorrer o crime de difamação fato atribuído não pode ser considerado crime. Ex.: Dizer para os demais colegas que determinado funcionário costuma trabalhar bêbado (ou bêbado). Já “defamar” (com “e”) é grafia incorreta.

Quantidade X Quantia
Quantia emprega-se com propriedade quando nos referimos a dinheiro: Recebeu a quantia de mil reais. Já quantidade usamos quando nos referimos a um objetos, coisas: A criança ganhou uma grande quantidade de brinquedos.
Distorcer = Destorcer?
Não. Destorcer (com “e”) significa desfazer a torcedura, endireitar o que está torcido; Ex.: O ortopedista vai destorcer sua perna. Distorcer (com “i”) significa mudar o sentido, desvirtuar. Ex.: Você está conseguindo distorcer minhas palavras.

Bom dia X Bom-dia
Que fique bem claro isto: quando se trata de saudação dirigida pela manhã a alguém devemos recorrer à expressão “Bom dia! (sem hífen). Se, no entanto, houver apenas referência à saudação, isto é, estivermos falando do cumprimento, devemos lançar mão do substantivo composto “bom-dia”. Ex.: Estamos esperando até agora o seu bom-dia. O plural de “bom-dia” é “bons-dias”.

Afinal, caudal é palavra do gênero masculino ou feminino?
Caudal é palavra do gênero masculino: o caudal, um caudal. Muitos jornalistas, no entanto, pensam que caudal tem algo que ver com cauda. Então, escrevem: O PT é apenas um tributário da grande caudal da crise brasileira (O Estado de São Paulo, 34897, pág. 8); Será o enorme caudal da crise brasileira o causador de mais essa? EM TEMPO: caudal significa, em sentido figurado, grande quantidade; já em sentido próprio: correnteza, volume d´água.

Por falar em volume d’água, eu escrevo: um copo de água ou copo d’água?
Como você quiser, pode ainda escolher a terceira forma “copo dágua”;

Quer dizer que eu posso pedir um “copo d’água gelado”?
Claro que não. Convém pedir apenas aquilo que se quer beber: copo d´água gelada; A não ser que haja alguém disposto a beber o copo.

O que significa e quando se emprega a palavra latina “sic”?
O adverbio latino “sic” quer dizer “assim”. Usa-se entre parênteses (ou entre colchetes) para indicar que se transcreveu exatamente o texto original, mesmo errado ou por estranho que pareça.

O que se pode defender é defensável ou defensível?
São legítimas as duas formas

Coser X cozer
Coser é costurar: Coseu a roupa do filho. Cozer é cozinhar: Cozinhou o feijão.
(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *