De Olho na Língua
Que curiosidade traz palavra “tratante”
Até o século XVI, TRATANTE era um título que muito honrava os grandes comerciantes. Todo homem de negócios que se destacasse na sua profissão recebia o honroso título de “tratante”, então altamente dignificante.
Hoje, porém, tratante já não é termo elogioso. Ao contrário, define o indivíduo velhaco, espertalhão, vigarista. Por quê? Porque, a partir de dado momento, os comerciantes começaram a mudar de atitude… Esse é mais um exemplo de evolução semântica/mudança lingüística.
Aguar ou Agoar?
A forma correta deste verbo é aguar, com a letra “u”. A palavra agoar (com “o”) está incorreta. O verbo aguar indica, principalmente, o ato de molhar com água (ou regar uma planta) ou o ato de juntar água. Refere-se também ao ato de ficar com os olhos cheios lágrimas; ou de querer muito alguma coisa, ficando com uma salivação abundante. Aguar significa, ainda, frustrar algo, provocando decepção e frustração.
Frustrado X Frustado
Frustrado é a palavra perigosa que poucos a escrevem ou a pronunciam corretamente. Muito cuidado! O termo correto é frustrado (com dois erres).
Perturbar X Perturbar
Perturbar (com três erres) é a palavra correta. A forma “pertubar” é da linguagem coloquial
Invicto ou Invito?
Ambas as palavras existem na Língua Portuguesa, porém, com significados diferentes. Invicto significa não vencido, invisível. Já invito significa “que procede contra a própria vontade”, forçado, constrangido, involuntário.
Preeminente = Proeminente?
Não. Preeminente significa que ocupa lugar mais elevado (sentido moral), nobre, distinto; Proeminente (adj.) é o que se altera acima do que circunda (sentido físico), alto, saliente.
“Tinha chego” ou “Tinha chegado”?
A forma correta é “eu tinha chegado”: O aluno havia chegado antes da professora. O que leva algumas pessoas a dizerem “eu tinha chego” é a primeira pessoa do presente do indicativo do verbo chegar: eu chego. Isso faz os falantes da Língua Portuguesa cometerem deslize.
Descarrilar ou descarrilhar?
Embora se encontre em alguns dicionários a forma “descarrilhar” deve-se empregar, preferencialmente, descarrilar (des + carril + ar). Veja o que o gramática Napoleão Mendes de Almeida diz na excelente Gramática Metódica da Língua Portuguesa e também no Dicionário de Questões Vernáculas. Dois excelentes livros.
Enfarte X Enfarto X Infarto
As três formas são admitidas: O técnico sofreu um enfarte/enfarto/infarto.
Enfisema ou Efisema?
Sempre enfisema. Trata-se de palavra do gênero masculino: o enfisema. Não existe a palavra efisema.
Empecilho X Impecilho
EMPECILHO: essa é a forma correta. A palavra deriva do Latim “empece/empecere” e não como muita gente boa pensa que ela deriva de “impedir”.
Ar-condicionado ou Ar condicionado?
Depende: Ar-condicionado é o aparelho que condiciona o ar. Ar condicionado é o próprio ar que sai do aparelho.
Qual é o plural de ar-condicionado?
É ares-condicionados. Ex.: Comprei dois ares-condicionados. Se você não gostou, diga: Comprei dois aparelhos de ar-condicionado ou Comprei dois condicionadores de ar.
Palavras compostas
Nas compostas com hífen (ou hifem), constituídas por um substantivo e um adjetivo ou adjetivo mais substantivo, os dois elementos vão para o plural: Exs.: altas-horas, altas-rodas, altos-fornos, batatas-doces, batatas-fritas, cabeças-chatas, guardas-noturnos, matérias-primas, ovelhas-negras, puros-sangues. Assim sendo, o plural de ar-condicionado é ares-condicionados. (Por Sérgio Nogueira)
A cerveja desce redondo ou redonda?
A cerveja desce redondo.
(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724.