Depois de oito anos na Santa Casa de Sobral, religiosa Filha de Sant’Ana ganha homenagem ao assumir outra missão
Irmã Ana Expedita de Jesus Oliveira Lopes chegou no hospital no dia 10 de fevereiro de 2013. Atualmente era coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da instituição.
Ascom Complexo SCMS
Convidadas por Dom José Tupinambá da Frota a assumirem a administração da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), as religiosas Filhas de Sant’Ana estão presentes na instituição desde sua fundação em 1925. Com a missão de serem servas da misericórdia, as religiosas seguem levando conforto físico e espiritual aos enfermos. No dia 10 de fevereiro de 2013 chega ao hospital Irmã Ana Expedita de Jesus Oliveira Lopes. Ao longo dos anos, ela espalhou amor e solidariedade onde passava, e agora recebeu outra missão de sua congregação, em Fortaleza. A religiosa teve que se despedir de sua missão com os enfermos da região norte do Ceará, e na terça-feira (23/11) uma linda homenagem de agradecimento pela dedicação e comprometimento com a missão da instituição foi organizada.
A homenagem contou com vídeos, músicas e mensagens de carinhos direcionados à missão de zelo encanto que a religiosa desenvolvia dentro da instituição. Na ocasião estiveram presentes a direção-geral da instituição e membros do GTH. “É com o coração cheio de gratidão que quero falar da Santa Casa. E falar da Santa Casa é falar de amor, misericórdia, doação e serviço. Ao chegar na Santa Casa somos chamadas, como diz Madre Rosa Gattorno, a sermos ministras da misericórdia, assim estamos atentas às necessidades dos nossos irmãos mais necessitados. Aquele enfermo que está no leito de dor, não só de dor física, mas também de dor espiritual. Então nosso serviço é esse”, destaca a religiosa.
Humanizar é nosso dever
Emocionado, o diretor-geral do Complexo SCMS, Klebson Carvalho Soares, ressaltou a importância do trabalho das religiosas dentro da instituição. “Ver a Irmã Expedita, assim como as outras irmãs, envolvidas no desenvolvimento da humanização dentro de nosso hospital é reconfortante. Nossos ideais cristãos estão atrelados a cada atendimento de qualidade que buscamos. A presença das Filhas de Sant’Ana aqui dentro sempre foi e será essencial para o desenvolvimento de nossa missão de salvar vidas”, enfatiza.
Para Irmã Expedita é tranquilizador observar que os frutos do GTH estão crescendo entre os profissionais. “É prazeroso notar que cada funcionário está buscando introduzir pequenos gestos de humanização no cotidiano. Estou indo para outra missão, mas sinto que consegui plantar com amor, e que essa missão na Santa Casa vai continuar”, aponta.