Devoção e esperança marcam a Festa de Nossa Senhora do Patrocínio em Sobral

Entre os dias 7 e 17 de agosto, a Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio realizou os novenários em preparação para a festa em honra à sua excelsa padroeira, com o tema: “Peregrinos de Esperança caminhando com Maria” e o lema: “Maria, refúgio dos pecadores”.
O termo Patrocínio refere-se a Maria como a protetora e intercessora: aquela que acolhe e vem em auxílio dos seus filhos.
As noites de novena reuniram um expressivo número de fiéis, grupos, pastorais e movimentos, que com fé e devoção participaram das celebrações, manifestando sua confiança na Mãe de Deus.
No domingo (17), dia festivo, aconteceu o encerramento com a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Ao longo do dia foram realizadas quatro celebrações e atendimento às confissões. No fim da tarde, os fiéis participaram da tradicional procissão, que saiu da Capela de Nossa Senhora da Saúde em direção à Igreja Matriz, em clima de oração e devoção mariana.
A Missa Solene de encerramento foi presidida pelo pároco, Padre Ednardo Gomes, com o auxílio do diácono Luiz Gonzaga, reunindo toda a comunidade paroquial e diversos visitantes. Em sua homilia, o presbítero indagou a assembleia: “A forma como cada pessoa age no dia a dia, a pressa, a agitação da mente… Será que o ser humano tem pressa em encontrar Jesus?”
O sacerdote destacou que os livros do evangelho não falam sobre o fim da vida terrena de Maria, porém existe uma antiga Tradição Patrística com informações provindas dos apócrifos que deu base ao Ofício Litúrgico do dia 15 de agosto. “Em algumas dimensões teológicas, segundo a tradição, os apóstolos e Jesus, se reuniram ao redor de Nossa Senhora, e vieram buscar sua alma”, disse.
E finalizou: “O mesmo Espírito Santo que enche os nossos corações e vivifica a Igreja — este Corpo Místico de Cristo do qual todos fazemos parte — é o mesmo que conduziu Maria, cheia de graça, à casa de sua prima Isabel. Assim como impulsionou a Virgem a levar a presença do Salvador, também nos envia, hoje, como missionários, para anunciar a Boa-Nova e testemunhar a alegria do Evangelho”.
Após a celebração eucarística, houve um momento fraterno na praça da matriz, que reuniu toda a comunidade paroquial, com a barraca das pastorais. O momento foi marcado por profunda fé, gratidão e alegria, coroando os dias de preparação e renovando a devoção do povo a Nossa Senhora do Patrocínio.
Thais Helena -Jornalista – Jornal Correio da Semana



