Diferença entre EJA, CEJA e ENCCEJA

Se você chegou à idade adulta e não teve a oportunidade de iniciar ou concluir seus estudos no ensino fundamental ou médio, pode ter acesso a essas etapas por meio de cursos e avaliações diferenciadas abaixo:
A rede estadual de educação além do ensino regular conta com três categorias: EJA (Educação para Jovens e Adultos), CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) e ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Entenda como diferenciar os três modelos e escolher o que melhor se encaixa à sua necessidade.
Na EJA, o aluno pode concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. São aulas presenciais e os alunos precisam ter 15 anos, para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. Os módulos de 6 meses cada um são equivalentes aos anos e séries do ensino regular.
Já o CEJA integra uma das quatro categorias de escolas que compõem a Secretaria da Educação do Estado e tem como finalidade a oferta de escolarização, em nível de ensino fundamental II e médio para os jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade apropriada.
No Estado do Ceará são 33 CEJAS, sendo 9 em Fortaleza e 23 no interior, nas cidades: Itapipoca, Acaraú, Camocim, Granja, Tianguá, Icó, Iguatu, Ipu, Sobral, Canindé, Baturité, Pacajus, Limoeiro do norte, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Senador Pompeu e Tauá.
No CEJA, o aluno recebe o material de ensino no ato da matrícula e é orientado para estudar em casa. Ao retornar para fazer suas avaliações, sempre que sentir necessidade o estudante pode recorrer ao centro para tirar dúvidas presenciais com professores.
O CEJA Profa. Cecy Cialdini em Sobral foi fundado no dia 11 de outubro de 1984. Fica situado na Rua Oriano Mendes, 455 – Centro. Telefone (88)3611-1940 e está sob a jurisdição da 6ª. CREDE. Funciona ininterruptamente das 7h às 21h30min, de segunda a sexta feira. Recebe alunos de 15 anos de idade para o Ensino Fundamental II e 18 anos para o Ensino Médio. O período mínimo para concluir o E.F. é de 2 anos e o E.M. é de 1 ano e meio. A média para aprovação é 6,0. Caso não atinja a nota mínima os alunos só poderão fazer novamente a avaliação no dia seguinte. O aluno que atingir 5,0 nas avaliações poderá fazer uma atividade e assim obter 1,0 ponto que irá ser somado com o 5,0.
Por fim, o ENCCEJA, é voltado para a conclusão do Ensino Fundamental e Médio, oferecido para jovens e adultos a partir de 15 anos. Trata-se de uma avaliação aplicada anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Aqueles que não atingirem o desempenho básico para obter o certificado poderão solicitar o atestado parcial de conclusão nas áreas de conhecimento nas quais atingiu a nota necessária. A partir disso, o candidato pode prestar novamente o exame ou concluir as demais disciplinas por meio da EJA ou do CEJA.
Prof. Salmito Campos (jornalista e radialista).



