Diocese de Sobral abre oficialmente o Ano Vocacional 2023

0

Durante a Solenidade de Cristo Rei do Universo no último domingo, 20/11, a Diocese de Sobral realizou a abertura oficial do Ano Vocacional 2023 na Sé Catedral.

Em abril do ano em curso, por unanimidade, a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil em 2023, que será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. O tema proposto para o Ano Vocacional 2023 foi: “Vocação: Graça e Missão” e o Lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
Para iniciar, o seminarista Assis, do Seminário Propedêutico São José meditou os mistérios do terço vocacional acompanhado da Ir. Damile, irmã Reparadora do Sagrado Coração de Jesus. Em seguida, Pe. Jocélio Medeiros, Reitor do Seminário Propedêutico São José e Coordenador da Pastoral Vocacional, presidiu a solenidade.
Em sua homilia chamou a atenção para a importância de saber escutar o chamado de Deus. “Neste ano a igreja nos convida a intensificarmos nossas orações pelas vocações. É um tempo propício para criarmos uma verdadeira cultura vocacional. Quando Deus nos escolhe e nos chama nós devemos entender que temos que responder ao seu chamado. Rezar para os jovens abrir o seu coração e sua vida ao chamado. Deus nos escolhe porque nos ama e por trás de cada escolha existe um mistério insondável. Quando abraçamos uma vocação, nós somos felizes! A liturgia de hoje nos convida a tomarmos consciência da realeza de Jesus, pois a realeza dele é diferente de todas deste mundo. O reino dele se manifesta na justiça e no amor e governa o seu reino da Cruz. Nós vivemos este reino quando fazemos todos os ensinamentos de Jesus”, disse Pe. Jocélio.
Ao final da missa houve uma plantação de um Ipê marcando assim a abertura do ano vocacional na Praça da Sé.
Por Thaís Helena – Redação Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *