Diocese de Sobral capacita multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2020
Aconteceu no sábado (1) no auditório Dom Walfrido, na Diocese de Sobral a capacitação para os agentes multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2020, que este ano retratou sobre Fraternidade e Vida: Dom e compromisso, com o lema: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.
O momento inicial foi de inscrição e recepção dos participantes, com café da manhã seguido de uma oração conduzida pela Escola São Francisco que fez a leitura da Parábola do Bom Samaritano, texto inspirador do Lema da Campanha.
A campanha promove a ação de Samaritano na comunidade, além da arte de cuidar dos outros. As pessoas foram convidadas a abrandar os corações, transformando um possível coração de pedra em um coração misericordioso e fraterno. A acolhida foi realizada pelo Padre Manoelito, coordenador diocesano da campanha, que desejou boas-vindas e falou da alegria de poder contar com a honrosa presença massiva de todo povo de Deus. Em seguida o Vigário Episcopal, Padre Agnaldo, declarou o desejo da campanha alcançar verdadeiramente o seu objetivo, ou seja, a Fraternidade. A Igreja realiza desde muito tempo a campanha da fraternidade como forma de restauração.
A temática deste ano é um grito forte, onde se constata que a vida encontra-se banalizada, e que hoje a violência merece ser refletida. Esta situação de violência quase que generalizada, é muito preocupante, então a campanha leva motivação para o cuidado com a vida. A parábola do Bom Samaritano é uma forma de compreender o compromisso e defesa da vida, além de alertar que, é necessário fazer algo concreto em defesa da vida em tornas as formas.
O evento contou com a Assessora de Campanhas da CNBB Regional, Patrícia Amorim, onde por ocasião de sua exposição falou da ideia de construir uma ação socio-transformadora. A Campanha da Fraternidade tem mais um objetivo de mobilizar toda a Igreja e a sociedade para trabalhar as dimensões pessoais, familiares, comunitárias e sociais, visando o cuidado de uma casa comum. Convidando a comunidade a vencer a globalização da indiferença, com a revolução do cuidado, seguindo o exemplo do Bom Samaritano, se preocupando, cuidando e protegendo a vida de forma mais ampla.
Convite
Por fim, no agir da campanha, todos os defensores da vida estão convidados a participar da coletiva e lançamento da campanha que acontecerá no dia 29 de março de 2020, com coletiva de imprensa no auditório da Paróquia do Patrocínio pela manhã e no mesmo dia às 18h, participarmos da Santa Missa de Abertura oficial da Campanha na Igreja Catedral e todos devem participar e se engajar na Campanha da Fraternidade.
No momento da nossa ação evangelizadora foram escolhidos missionários que irão integrar à comissão ampliada da campanha onde na região Episcopal da Sede foram escolhidos: Adriano (Divina Providência) Flávio ( Professor da Escola São Francisco; da Região Episcopal de Acaraú- Paulo de Cruz e Seminarista Rinaldo e Henrique de Caiçara; Região Episcopal de Coreaú – Antonio José de Mucambo e Ivonete de Moraújo; Região Episcopal de Araras- Elisangela da Pastoral da Criança e Dona Francisca Varjota (OFS).