Diocese de Sobral promove 40ª Assembleia Diocesana de Evangelização

0
encontro diocesano

A Diocese de Sobral promoveu nos dias 04 e 05 de novembro, sua Assembleia Diocesana de Evangelização, no CETRESO (Centro de Treinamento de Sobral)

O evento contou com a participação do bispo diocesano, Dom Vasconcelos, clero, religiosas (os), seminaristas, coordenadores diocesanos dos grupos, pastorais, movimentos e pilares. Também marcou presença, Pe. Francisco Magalhães, secretário executivo do Regional NE1. O tema abordado neste ano foi “Missão”, enfatizando ainda “A missão e os desafios da atualidade”.
Na sexta-feira (04/11) o encontro deu início com a santa missa de abertura presidida por Dom Vasconcelos e concelebrada pelo clero na Capela São José. O primeiro dia foi marcado por momentos de espiritualidade, formação de forma híbrida acerca do tema: “O que é missão e quais os principais desafios da atualidade”, com Dom Ailton Menegussi, bispo diocesano de Crateús e referencial para a missão no CNBB Regional NE1.
O Pe. Elmir Gomes, coordenador do pilar da missão, apresentou as propostas de trabalho pelo pilar. O Pe. Jean Poul, representante da CNBB Nacional também contribuiu com o tema: “O que são campanhas e como funcionam”?
No sábado (05/11), Pe. Agnaldo Temóteo, Vigário Geral da Diocese de Sobral presidiu a missa de abertura. Neste dia, contribuiu para o momento formativo, Pe. Watson Façanha, coordenador arquidiocesano de pastoral da Arquidiocese de Fortaleza. O sacerdote mediou sobre o contexto histórico do sínodo: “O que é o Sínodo? Sínodo na atualidade e seus objetivos”. Além disso, a Sra. Sônia Oliveira, presidente do conselho nacional do Laicato no Brasil – assessora da CNBB Nacional, participou de forma híbrida na qual apresentou uma formação sobre o conselho de leigos. Dom Vasconcelos a acolheu e manifestou o desejo de criar o conselho de leigos na Diocese de Sobral que será composto por um representante de cada CPP e um de cada das novas comunidades. Sônia expressou sua alegria em poder colaborar na construção do conselho.
Pe. Edinardo Gomes, coordenador diocesano de evangelização, apresentou a síntese do sínodo diocesano, encaminhamento de algumas atividades, prestação de contas e agradecimentos finais.
Ao final da assembleia, Dom Vasconcelos fez o uso da palavra para algumas orientações episcopais e agradecimentos. Na ocasião agradeceu a coordenação diocesana de pastoral por todo o trabalho e empenho para a realização das atividades diocesanas, sobretudo, a assembleia. “Eu não estou triste com o que estou vendo, estou feliz, a diocese está ativa e queremos agradecer a coordenação diocesana por todo o trabalho e empenho.”
Thais Helena – Redação Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *