Diocese de Sobral promove Despertar Vocacional
Cerca de 200 jovens, vindos das diversas paróquias com o objetivo de refletir sobre a necessidade de oração
O mês de agosto, conforme o costume da Igreja no Brasil e de acordo com seu calendário litúrgico, é dedicado a oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações, sejam elas sacerdotais, religiosas consagradas, matrimoniais ou leigas, como os catequistas ministros e tantos outros belos serviços de doação que enriquecem a Igreja Católica Apostólica Romana.
Em Sobral, O Despertar Vocacional reuniu no sábado (31) na quadra do colégio Coração de Jesus, a juventude para falar das vocações. Cerca de 200 jovens, vindos das diversas paróquias com o objetivo de refletir sobre a necessidade de oração em prol das vocações e, acima de tudo, expandir a temática para todos os âmbitos eclesiais e sociais, fazendo o possível para que chegue a muitas pessoas para começar a despertar numerosas vocações santas, maduras e responsáveis com a vida da sociedade e da Igreja.
No evento promovido pela Pastoral Vocacional Diocesana, os jovens puderam conhecer um pouco sobre cada uma delas, em um bate papo com as Irmãs Reparadoras do Coração de Jesus, Irmãs Filhas de Santana, Sacerdotes Diocesanos, um casal da ECO, Comunidade Shalom e os Seminaristas Capuchinhos. Todos os institutos, congregações e comunidades estão presentes em nossa diocese.
O Bispo diocesano Dom Vasconcelos fez questão de cumprimentar e abraçar os vocacionados em suas tendas e estar no meio dos jovens. Além da partilha de experiência, os jovens participaram ainda da pregação. “Você tem coragem de se arriscar” ministrada pelo Missionário Márcio, da Comunidade Rainha da Paz. Contou também com a Missa na quadra do colégio em um momento de animação e adoração ao Santíssimo Sacramento.
“Esse encontro tem como objetivo ajudar os jovens da nossa diocese a despertar para qual vocação específica Deus lhe chama. Procuramos apresentar com a presença e os testemunhos, as vocações que temos na diocese” explicou o coordenador da Pastoral Vocacional Diocesana, Padre Jocélio.
Na celebração, Dom Vasconcelos disse aos jovens que aquela era uma preciosa ocasião para discernirem a própria vocação através da escuta da voz do Senhor, e que assim, possam responder ao chamado de Pai com alegria, confiança e plena disponibilidade.