Diocese de Sobral realiza abertura da 6ª Semana Social Brasileira em transmissão nas redes sociais

0
WhatsApp Image 2021-05-19 at 19.42.44

Por Samuel Carvalho
Redação Correio da Semana
A Diocese de Sobral abriu nessa quarta-feira (19) as ações da 6ª Semana Social Brasileira por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais. Esse ano, o evento tem como tema “Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho” e irá trabalhar aspectos da realidade social, econômica e política do Brasil, que desafiam a sociedade brasileira a dialogar, avaliar, questionar, sugerir soluções e fortalecer as formas de organização popular na luta por direitos essenciais negligenciados.
O evento de abertura contou com a participação de Padre Magalhães, que é Secretário Regional da CNBB Nordeste 1, Padre Agnaldo, Vigário Geral da Diocese, irmã Rozilda Cordeiro e Araújo Lopes, representantes da pastoral da sede, Reginha Matheus, que representa a Cáritas Regional e das articulações das Pastorais Sociais do Regional Nordeste. Durante o encontro, Reginha Matheus apresentou o histórico da Semana Social e apontou momentos importantes para o movimento.
Durante a reunião, Padre Agnaldo refletiu sobre a ação da igreja sobre o tema desse ano. “Nos temos inúmeros grupos na diocese que tomam iniciativas muito louváveis nesse campos, são muitos os que nos conhecemos existem ainda outros que trabalham no anonimato o que é muito edificante” ele falou. Ele também comentou o diferencial da Cáritas que proporciona mais do que ações, mas uma reflexão mais aprofundada sobre os problemas sociais para gerar mudanças.
A 6ª Semana Social Brasileira tem como parceiros em sua realização as Pastorais Sociais e a Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB, a Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, movimentos sociais, como o Movimento de Atingidos pela Mineração (MAM), o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Movimento Nacional Fé e Política e o Conselho Nacional de Igrejas (Conic).
Esse ano o evento se inspira a partir dos três “T”, que foram gestados no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o papa Francisco, em outubro de 2014, em Roma. Durante o discurso Francisco convocou: “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *