Diocese de Sobral realiza retiro espiritual anual do clero

0
ldonascimento613_89063738_1482483975234789_2933178392458161443_n

O retiro promoveu a união do clero em comunhão da reflexão e sintonia com Deus.

Durante os dias 2 e 6 de fevereiro, a Diocese de Sobral reuniu o bispo Dom Vasconcelos e párocos para um retiro espiritual realizado anualmente no Mosteiro e Eco pousada Santa Cruz, na Serra do Estevão, em Quixadá. Com o tema “in persona Christi”, expressão em latim traduzida como “a pessoa em cristo”, o retiro promoveu a união do clero em comunhão da reflexão e sintonia com Deus.
Para Dom Vasconcelos, a quaresma é um tempo favorável para dar início ao momento de reflexão à comunidade presbiteral. “Assim como o povo de Deus se prepara para a páscoa, a quaresma é um tempo favorável para a nossa renovação espiritual. O retiro espiritual tem como finalidade, em primeiro lugar, para ser um momento forte de oração pessoal, mas também oração enquanto presbitério, enquanto comunidade presbiteral”, enfatiza o bispo diocesano.
Para contribuir com a profundidade da reflexão do tema, a ocasião contou com a participação de Frei Lopes, Superior da Comunidade dos Capuchinhos em Guaramiranga, região serrana do estado. Doutor em Teologia, Frei Lopes destacou o convite de Dom Vasconcelos, e a importância do clero em renovar as forças para dar continuidade ao trabalho necessário da igreja. “O fato de nós estarmos refletindo sobre a nossa vida espiritual, do nosso ministério como presbíteros é porque é algo que, todo dia, se fosse possível, a gente deveria colocar diante de Deus pela grande responsabilidade que nós temos diante da igreja, das pessoas e pelo compromisso que nós assumimos com a nossa consagração a Deus. É um momento também de encontro entre os presbíteros, um momento privilegiado, de renovar as forças para continuar esse trabalho tão bonito, tão necessário para a igreja, mas também as vezes cansativo”, reflete.
O lugar tranquilo e o clima agradável impulsionou uma aliança entre a comunidade presbiteral. Durante o retiro, foi realizado momentos comuns com uma via sacra, terço da devoção a Nossa Senhora e conferências marcada por momentos de silêncio. O bispo diocesano ainda ressalta o momento penitencial dos padres e o convívio entre eles. “Normalmente os padres se confessam, aproveitam esse tempo para se confessar, alguns se confessam com os outros. Muita gente pensa que os padres só atendem confissão, mas os padres também se confessam, então o retiro é esse mutirão de confissão para os padres, é um momento que nos revigora, nos dá ânimo, nos apontam um caminho, é fundamental para a nossa comunidade presbiteral. Procuramos um lugar tranquilo, um lugar alto, quem vem para o retiro não fica saindo, a gente permanece no local”, disse.
Assim como a comunidade católica pede pelo Papa Francisco e também pelo seu bispo, Dom Vasconcelos pede para que todos rezem pelos padres, eles que agem na pessoa de Cristo. “Estamos alegres e satisfeitos com o retiro deste ano, e pedimos à comunidade que rezem sempre por nós que, temos nossas fraquezas humanas, que mais do que os outros precisamos de oração. Quando São Pedro estava preso, a comunidade cristã estava com ele”, ressalta.
Padre Gonçalo de Pinho se destaca por ser o padre mais idoso a participar do retiro. Ele aponta o retiro espiritual de 2020 como um dos melhores de sua experiência. “O lugar é muito propício para esses encontros pela própria natureza, que já nos ajuda a nos recolhermos e a refletir. Nos últimos anos, esse retiro está sendo um dos mehores, pode ser questão pessoal minha, mas essa é minha opinião” diz. Segundo o pároco, a simplicidade das palestras trouxe uma oportunidade de refletir profundamente o que os retiros significam na vida de um sacerdote. “Eu sinto que o próprio clero está vivendo de uma forma mais intensa o retiro. Em relação aos outros anos o silêncio está bem maior e a gente sente o acolhimento por parte do clero. Tenho certeza que a partir desse retiro o nosso presbitério vai se fortalecer cada vez mais”, declara.
O Mosteiro é administrado pelas irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *