Diocese de Sobral retoma a realização de celebrações com a presença de fiéis

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
A Diocese de Sobral retornou a realizar celebrações com a participação presencial de fiéis desde a última quarta-feira (28) seguindo as normas do decreto de isolamento rígido de nº 2637 publicado no domingo (25). Desde o início do lockdown, a diocese de Sobral vem pronunciando em favor do isolamento social com apelo aos católicos que acompanhem as celebrações por transmissão online e realizem seus atos de fé em domicílio, sem aglomeração de grupos presencialmente.
Para que as celebrações ocorram de acordo com as orientações do decreto será permitida a participação de 25% da assembleia presencialmente em cada templo observando os protocolos sanitários de higienização de mãos com álcool 70%, distanciamento social e aferição de temperatura corporal. Também é observado o toque de recolher que entra em vigor das 20h às 05h de segunda a sexta-feira. Dessa forma, todas as missas, reuniões e celebrações devem ser finalizadas no máximo até às 20h.
Devido ao isolamento social rígido que será dada continuidade nos finais de semana, só é permitido o atendimento individual de fiéis enquanto as celebrações continuarão ocorrendo de portas fechadas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese sem a participação presencial do povo com exceção da equipe litúrgica.
Em nota, o Bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos destaca a responsabilidade pastoral para evitar a propagação do coronavírus e pede para que todos contribuam com as autoridades públicas governamentais a fim de preservar a saúde e a vida das pessoas.
Já se direcionando ao clero, Dom Vasconcelos pede “que as igrejas continuem sendo um lugar seguro” para que os padres com ajudar dos leigos possam ter atenção redobrada com as orientações de saúde para que todos os protocolos sejam seguidos à risca como foi estabelecido pela diocese e pelo governo. Desde o dia 28, todas as paróquias voltaram a funcionar simultaneamente com a realização de missas que contam com a presença da assembleia presencialmente.



