Diretores da Santa Casa de Sobral participam do 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos que acontece em Brasília

0

Vanderley Moreira /Jornalista
O diretor da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), Klebson Carvalho, juntamente com o diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE/SCMS), Prof. Vicente Pinto, estão participando  do 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que acontece em Brasília no período de 13 a 15 de agosto. Tendo como tema central “Rede Filantrópica: Reconstruindo a Saúde com o Brasil” o evento aborda, por meio de painéis, palestras, debates e cases de sucesso, três eixos temáticos essenciais para a eficiência do setor de saúde como um todo: Governança, Sustentabilidade e Relacionamento.
Na oportunidade, o diretor da Santa Casa de Sobral firmou parceria com  a MV Sistemas que estará participando com stand do Congresso Regional das Santas Casas de Misericórdia, que será sediado em Sobral, em novembro. Também já está confirmada a presença de Fabrízio Rosso, diretor executivo da Fator RH, autor de livros de referência na área de gestão de RH. Conforme Klebson Carvalho, evento que acontecerá em Sobral reunirá palestrantes de renome nacional, com a expectativa de cerca de 400 participantes, para discutir alternativas aos problemas dos hospitais filantrópicos.
A abertura do congresso contou com a presença do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que proferiu palestra destacando a importância de se reconstruir a saúde do Brasil com a força de todos e do setor filantrópico. Na oportunidade, reafirmou seu compromisso com o setor filantrópico e a sua preocupação com a saúde ao dizer que é preciso fazer mais, é preciso investir em gestão clínica, é preciso valorizar o médico e medir as reformas dos CTIs. Em seguida, Edson Rogatti, presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) e do evento, destacou o tema principal do encontro: Rede Filantrópica: Reconstruindo a Saúde com o Brasil. O presidente da CMB ressaltou que estamos vivendo uma nova era no setor filantrópico e que este exerce função essencial na saúde brasileira, uma vez, que o mesmo representa, 56% dos atendimentos SUS. “Há mais de 20 anos temos uma relação grandiosa com o SUS, com a missão de cuidar do próximo”, ressaltou.

Homenagem
Outro ponto importante da programação do 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos foi a homenagem da CMB prestada ao Padre José Linhares Ponte. O momento aconteceu na tarde da quarta-feira (14/08), quando recebeu merecida homenagem pela sua trajetória em prol das filantrópicas no Brasil. Padre Zé recebeu a placa de homenagem emocionado e disse “Rogatti, você e sua diretoria foram muito generosos. Digo que nossas Santas Casas são elefantes que não sabem a força que têm. A Santa Casa tem que manter a sua característica maior, que é ser o anjo bom, o anjo transparente, pois não tratamos só de doença, formamos a cidadania de um povo, e o Brasil não seria o país que é hoje se nós não tivéssemos as Santas Casas”, disse.

História
O Padre José Linhares foi presidente da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Maranhão, do Piauí, do Ceará e do Rio Grande do Norte. Também chegou a ser vice-presidente (1987) e presidente (1995) da Confederação das Misericórdias do Brasil (São Paulo). Além disso, foi deputado federal por seis mandatos consecutivos. Porém, a sua marca maior ficou registrada em sua gestão frente à Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS).  Com informações da CMB.org

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *