Dom Manuel Edmilson Cruz celebra cem anos de vida

0
100_anos_dom_edimilson_da_cruz_14-30631902

O bispo emérito da Diocese de Limoeiro do Norte/CE, Dom Manuel Edmilson da Cruz, celebrou na última quinta-feira, 3 de outubro, cem anos de vida e missão. Com um século de história, Dom Edmilson torna-se o bispo mais idoso do Brasil.
Sendo filho do clero sobralense, o sacerdote foi ordenado presbítero por Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo de Sobral/CE, em 5 de dezembro de 1948. Segundo a arquidiocese de Fortaleza, dom Edmilson tem uma lucidez admirável para sua idade e continua acompanhando os noticiários, lendo assiduamente, e se dedicando à oração pela humanidade. Atualmente, ele vive na fraternidade Emanuel, onde é assistido pelas irmãs Josefinas.
Neste dia festivo, inúmeras celebrações marcaram a memória e o coração do aniversariante. No findar da tarde, Dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza/CE, presidiu a Santa Missa em Ação de Graças na companhia de alguns bispos do episcopado cearense no Santuário Arquidiocesano de Adoração, entre eles, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral. Também marcaram presença os presbíteros, diáconos, religiosas, seminaristas, caravana do distrito de Aranaú, que faz parte de Acaraú/CE, lugar onde nasceu Dom Edmilson e leigos presentes.
Em sua fala, Dom Edmilson agradeceu a sua família (in memoriam), presbíteros e irmãos no episcopado e toda a equipe litúrgica pelo carinho e por estarem em unidade nesta celebração e na caminhada da vida.
Dom Vasconcelos compartilhou o abraço e saudações dos bispos que não puderam comparecer a celebração. “O nosso regional se orgulha muito da sua presença. Há 12 anos estou aqui e sou testemunha das suas participações efetivas nas reuniões do regional, colocando sempre sua sabedoria e nos estimulando a ser um bom pastor”, disse.
“Manifesto também a minha alegria e contentamento pela Diocese de Sobral, território este que o senhor nasceu. Nosso povo e sacerdotes mandam um grande abraço. O senhor nos orgulha, assim como, o Regional NE1 e toda a Igreja do Brasil”, findou.

História
Dom Edmilson nasceu no dia 3 de outubro de 1924, em Acaraú. Manuel Edmilson da Cruz iniciou os estudos em Acaraú, seguindo posteriormente para Sobral, onde deu início ao presbiterato ingressando no Seminário Diocesano São José, também conhecido como Seminário da Betânia, tendo concluído os cursos de Filosofia e Teologia para ordenação sacerdotal no Seminário Provincial de Fortaleza, o Seminário da Prainha. Ele foi ordenado em cerimônia presidida pelo bispo de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota, em 5 de dezembro de 1948.
O então padre Manuel Edmilson da Cruz foi nomeado bispo auxiliar de São Luís-MA pelo papa Paulo VI, em 12 de agosto de 1966. Recebeu a ordenação episcopal no dia 6 de novembro de 1966, em Sobral, das mãos de Dom João José da Mota e Albuquerque, Dom Walfrido Teixeira Vieira e de Dom José Mauro Ramalho de Alarcón Santiago. Ele adotou como lema de ordenação episcopal “Verbum caro factum (Palavra feita carne)”.
Na trajetória episcopal, Dom Edmilson Cruz foi bispo auxiliar de São Luís-MA; vigário episcopal da Forania de Brejo, em Campina Grande-PB; bispo auxiliar de Fortaleza; administrador apostólico sede plena C, de Limoeiro do Norte; bispo diocesano de Limoeiro do Norte.
No dia 5 de junho de 1998, renunciou ao múnus pastoral, por ter atingido o limite de idade, em conformidade com o cânon 401 do Código de Direito Canônico.

Missão
Durante este século de Dom Edmilson (desde Pio XI que reinava quando ele nasceu), oito pontífices já marcaram sua existência, passando por dois papas canonizados com que ele teve contato: São Paulo VI e São João Paulo II. Adepto do pacto das catacumbas desde sua eleição episcopal, Dom Edmilson sempre assumiu uma vida simples e despojada. Como ele mesmo diz: “hoje não possuo nada, nem carro, nem casa…” vive muito bem cuidado na Fraternidade Emanuel, comunidade religiosa das irmãs Josefinas, que tão bem o “adotou” e o acompanha já há muitos anos.
Desafiou poderosos, contestou ministros na ditadura militar, defendeu presos políticos, foi sequestrado, calou o Senado Federal. Dom Edmilson, marca, pela sua voz mansa e comportamento discreto, mas com o profetismo bem afiado e atualizado para discernir os sinais dos tempos e anunciar sempre o Cristo na pessoa dos pobres e marginalizados. Foi bispo auxiliar em São Luís (MA), bispo auxiliar em Fortaleza (CE) e bispo diocesano em Limoeiro do Norte (CE).
Marcado por uma lucidez invejável para a sua idade, hoje dedica boa parte do seu tempo a ler, meditar e rezar pela humanidade. Acompanha os noticiários atentamente, lê devotamente todas as páginas do jornal e atende a todos com alegria e acolhimento. Demonstra sempre uma inteligência impressionante, aliás, aos quatro anos de idade, o menino Edmilson já era alfabetizado e dominava as quatro operações matemáticas. Conversa sobre qualquer assunto e está sempre falando de projetos e do que ainda não conseguiu fazer, mas que planeja e entrega a Deus.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *