Dom Vasconcelos celebra 12 anos de Sagração Episcopal
Ao som de “Bom Pastor” no canto de entrada, Dom Vasconcelos adentrou a nave central da Catedral na companhia de seminaristas e padres diocesanos, para celebrar a missa em ação de graças pelo seu 12º aniversário de Sagração Episcopal, na última terça-feira, 11 de junho.
Em 2012, na festa litúrgica do apóstolo São Barnabé, Dom Vasconcelos foi sagrado bispo em Garanhuns/PE, pela imposição das mãos e prece de ordenação de Dom Fernando José Monteiro Guimarães, na época, bispo do povo Garanhuense, hoje, arcebispo emérito do Ordinariado Militar do Brasil.
Na assembleia, religiosas, seminaristas, representantes das novas comunidades, grupos, pastorais, movimentos, e todo o povo de Deus rendeu graças pelo episcopado de Dom Vasconcelos. Em homilia, o bispo relembrou aquele dia feliz em que foi sagrado bispo, e se tornou sucessor dos apóstolos.
É importante destacar sua trajetória presbiteral ao episcopado, onde três meses após sua ordenação presbiteral, Dom Vasconcelos recebeu provisão de administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Águas Belas/PE e vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Itaíba/PE, lá exerceu seu ministério por dez anos. Durante este período foi membro da equipe de formação sacerdotal diocesana.
Em 1999 foi eleito membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores da diocese. Em 2000 foi nomeado por Dom Irineu Roque Scherer, pároco da Paróquia do Sr. Bom Jesus dos Pobres Aflitos em São Bento do Una/PE e em 2002 foi eleito Coordenador Diocesano de Pastoral, ministério que deixou em 2005 quando foi estudar em Roma.
Aos 31 de julho de 2008 recebeu provisão de Formador junto ao Seminário Interdiocesano em Caruaru por Dom Fernando Guimarães e aos 11 de dezembro daquele ano recebe de Dom Bernardino Marquió, bispo de Caruaru, a provisão como Reitor do Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores. Em 2011, foi eleito presidente Regional da OSIB NE II. E no dia 21 de março de 2012, foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI.
Com aplausos e mensagens de carinho, o bispo foi homenageado no final da celebração. Na oportunidade, o seminarista do 1º ano de Filosofia, Mateus Silveira, proferiu palavras de agradecimento pelo zelo pastoral de Dom Vasconcelos.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana