Dom Vasconcelos celebra aniversário natalício com missa na Sé Catedral de Sobral

0
jantar (10)

Neste dia 12/05, sexta-feira, toda a Diocese de Sobral uniu-se em oração pelo dom da vida do bispo diocesano, Dom Vasconcelos. Durante o dia houveram várias celebrações que marcaram esta data especial na vida do sacerdote que hoje completa 60 anos.
O sacerdote pernambucano nasceu em Garanhuns-PE, no dia 12 de maio de 1963, filho primogênito de José de Vasconcelos Pontes e Marlene Gomes de Vasconcelos de uma família de seis irmãos. Foi batizado em 22 de maio de 1963 na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição (hoje Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, dos missionários redentoristas em Garanhuns). Na mesma paróquia recebeu a primeira comunhão. Em 1979, na Catedral de Garanhuns, foi crismado por Dom Tiago Postma. Em 12 de outubro de 1987, por ocasião da festa de Nossa Senhora Aparecida, foi instituído leitor e acólito na Paróquia de São Roque, bairro CECAP em Guarulhos, por Dom João Bergese, bispo diocesano daquela diocese. No dia 19 de agosto de 1989, domingo da Assunção de Nossa Senhora, foi ordenado diácono na Igreja Matriz de Águas Belas/PE e em 09 de dezembro de 1989, foi ordenado presbítero, pela imposição das mãos de Dom Tiago Postma na Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, onde fora batizado. Em 11 de junho de 2012 foi sagrado bispo por Dom Fernando José Monteiro Guimarães.
Ao amanhecer, os colaboradores da Curia Diocesana e demais organismos que compõe a diocese participaram de uma serenata que despertou o senhor bispo onde apareceu na varanda da residência episcopal. A comemoração deu continuidade com um café da manhã entre os colaboradores onde foi repleto de homenagens ao Sr. Bispo.
Ao findar da tarde, religiosas, candidatos ao diaconado permanente, seminaristas, diáconos, clero diocesano, frades capuchinhos, e leigos reuniram-se na igreja mãe da Diocese de Sobral para celebrarem em torno do altar do senhor a Santa Missa em Ação de Graças pelos 60 anos de vida de Dom Vasconcelos.
Durante a homilia, o senhor bispo chamou a atenção para o evangelho de hoje que fala sobre o mandamento do amor, na qual Jesus pede aos discípulos que ameis uns aos outros assim como ele os amou. “Amar é mais que um sentimento, é uma opção de vida, amar também nos faz sofrer, quem ama sente seu coração contente mas às vezes sofre porque ama, compartilha da existência da pessoa amada e quando sente que essa pessoa está triste, também se entristece. Mas, amar é entrar na dimensão perfeita da vida. Quem ama não vive para si, mas vive para quem ama”, disse.
Dom Vasconcelos recebeu diversas homenagens ao final da celebração. Os fiéis católicos, rebanho desta diocese, formaram uma fila para cumprimentar de perto seu pastor.
Em uma comemoração mais intimista para poucas pessoas, Dom Vasconcelos esteve rodeado de uma pequena parte do clero e amigos. O bispo agradeceu o carinho que recebeu durante todo o dia, e disse que todos são a sua família nesta cidade tão querida.
Thaís Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *