Dom Vasconcelos celebra Vigília Pascal na Catedral da Sé em Sobral

0
13

Com a solene celebração da Vigília Pascal conclui-se o Tríduo Pascal. Neste sábado santo, 08/04, fiéis católicos reuniram-se na Catedral de Nossa Senhora da Conceição para a vigília Pascal presidida pelo bispo diocesano, Dom Vasconcelos.
O Sábado Santo é chamado de Vigília Pascal. Na Igreja e na Liturgia Católica, antes de todas as grandes solenidades, há uma celebração de véspera ou vigília. A Vigília Pascal antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus. A Vigília Pascal tem quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia.
“A liturgia de hoje é uma verdadeira epifania, uma manifestação de Deus a nós e ao mundo inteiro. Iniciamos a celebração com o fogo, que recorda a sarça ardente, recorda o amor de Deus, um fogo que arde, mas não consome. Tem gente que acredita em tantas coisas, mas não acredita em Deus. As sagradas escrituras nos revelam Deus e nós não podemos colocar a nossa ideologia acima da palavra do Senhor”, disse Dom Vasconcelos nos recordando ainda da importância que este dia tem para a igreja de Cristo.
O povo de Deus sempre fica emocionado com a benção do fogo que acende o círio pascal e em seguida as velas de toda a assembleia são acesas na esperança da ressurreição de Jesus iluminando a igreja mãe. O Sábado Santo é celebrado ao escurecer do dia, à noite. Até as luzes da Igreja são apagadas. Todo o povo se reúne na escuridão. Esta Liturgia é muito rica nos sinais, nos gestos e símbolos. Com o canto do glória e o toque dos sinos, as cortinas desceram anunciando a ressurreição de Jesus. Mais uma vez a Catedral trouxe uma criança para anunciar a ressurreição do filho unigênito de Deus: “Cristo Ressuscitou. Aleluia!” E a imagem do Cristo ressuscitado adentrou a igreja Catedral ao som de palmas e cantos de louvor. Outro momento importante foi o batizado de três crianças e uma adulta, pois é comum crianças e adultos serem batizados nesta celebração, quando todos renovam sua fé e confiança no Deus Altíssimo.
Na certeza da ressurreição, esta noite se torna mais clara que o dia e impulsiona as pessoas a buscarem o Senhor ressuscitado. Por fim todos se reuniram ao final da celebração no patamar da igreja matriz para desejarem uns aos outros uma santa páscoa.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *