Dom Vasconcelos é empossado no Conselho de Honra da Academia Brasileira de Hagiologia – ABRHAGI

0
DSC_5826

A celebração eucarística na noite deste 5º Domingo do Tempo Comum, em 09 de fevereiro, foi diferente na Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Sobral. O bispo diocesano, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, foi empossado no Conselho de Honra da Academia Brasileira de Hagiologia – ABRHAGI na categoria de titular vitalício da Cadeira N° 5.
A ABRHAGI é a primeira academia no Brasil, dedicada ao estudo dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas. É composta de 40 acadêmicos e não tem caráter político-partidário, nem adota qualquer discriminação, notadamente, nos aspectos de religião, de sexo, de cor ou de raça e, ainda, não tem fins lucrativos.
Tem como objetivo, congregar estudiosos, sacerdotes, religiosas, escritores, intelectuais, estudantes, professores e profissionais de diversas áreas que se dediquem ao estudo da vida dos santos, de movimentos messiânicos, e de candidatos à honra dos altares ou, ainda, das cousas consideradas santas ou sagradas; proporcionar maior aproximação dos associados com os órgãos públicos Municipais, Estaduais e Federais, visando atender a seus objetivos; entre outros.
O epíscopo presidiu a Santa Missa acompanhado do pároco da Paróquia da Sé e cura da Catedral, Pe. Berg e do capelão da Capela do Menino Deus, Pe. Francisco Magalhães, que também é membro da ABRHAGI. Os presbíteros contaram com o serviço no altar do diácono permanente, Candido Aguiar.
Esteve presente o presidente da ABRHAGI, Dom André Alves dos Santos, OSB; Professor José Luís Lira, presidente de honra e fundador desta academia brasileira; bem como, a madre geral da Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, Irmã Maria de Jesus; a madre emérita, Irmã Antonieta Portela; entre outras religiosas, leigos e toda a comunidade presente.

Homilia
Em sua meditação, o bispo saudou as autoridades e a assembleia geral, convidando-os a pensar na liturgia do dia. “No evangelho de hoje, encontramos mais uma vez a manifestação de Deus, seja nas leituras ou no evangelho. Vemos a admiração e a profissão de fé do apóstolo São Pedro. Deus se manifesta e se dá a conhecer, se torna próximo, e é maravilhoso vermos esses relatos. Diante das dificuldades da vida, quando nós pensamos que já estamos esgotados, o senhor nos diz: Vamos! Avance para as águas mais profundas”, disse.
Abordando a santidade de Deus e toda a sua magnitude, Dom Vasconcelos questionou: “Se Deus fosse onisciente, onipresente e onipotente, e não fosse santo, o que Ele seria?” Em resposta, o bispo ressaltou que a principal característica de Deus é a sua santidade, e que Ele nos convida a viver da mesma maneira. “A liturgia que celebramos comunica a santidade de Deus. Viver a liturgia é mergulhar nesse mistério santo, antecipando na terra o ato litúrgico que é celebrado eternamente nos céus”, afirmou.
Dom Vasconcelos relembrou à assembleia que, para viver a santidade, é necessário, em primeiro lugar, viver a fidelidade à palavra do Senhor. “Ser santo significa ser bom, misericordioso, ter o coração voltado para os miseráveis e para os mais necessitados. Ser santo é ser justo, e a justiça de Deus não é a justiça dos homens. A justiça divina é que nos tornemos justos, e assim eram chamados os santos. Um exemplo disso é São José, que era um homem justo e santo”.
Mencionando o Ano Santo proposto pelo Papa Francisco que o mundo inteiro está vivenciando, o bispo convidou os fieis a fazerem deste ano jubilar um tempo de grande graça. “Estamos vivenciando um ano santo para que possamos nos reconciliar com Deus. Ele quer fazer algo a mais por nós, reparar os nossos pecados através da indulgência plenária. Que o senhor nos conduza à santidade!”

Posse no Conselho
Cumprindo um rito iniciado em 1635, na Academia Francesa, fundada por um cardeal católico, Prof. José Luís Lira, comendador da Santa Sé, fundador e Presidente de Honra da Academia Brasileira de Hagiologia, convidou o presidente da ABRHAGI, o Reverendo Dom André Alves dos Santos, OSB, para dar início ao rito.
Dom Vasconcelos foi interrogado e aceitou sua eleição prometendo cumprir e fazer cumprir os estatutos e demais regimentos da Academia Brasileira de Hagiologia. Após o cumprimento das formalidades cabíveis, Dom André Alves declarou Dom Vasconcelos empossado.
Findando o rito, Dom Vasconcelos recebeu o diploma de Conselheiro de Honra, titular vitalício da Cadeira N° 5, sucedendo Dom Aldo Di Cillo Pagotto S.S.S., conforme deliberação aprovada na Assembleia Geral, realizada em 27 de novembro de 2024.
As irmãs, Maria de Jesus e Antonieta Portela, entregaram ao bispo diocesano a medalha da Academia Brasileira, que por sua vez, foi abençoada por Dom José Bezerra Coutinho, filho ilustre sobralense e bispo auxiliar de Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo de Sobral.

Agradecimentos
Para o bispo, a vida dos santos são páginas vivas proclamadas sobre os telhados. “Para assumir esse posto me falta ainda um grande caminho para seguir. Peço a Deus que me conceda a graça, para que assim como recebi hoje esse diploma, eu receba um dia a coroa da glória dos Santos. Peço que rezem por mim porque sou um pobre pecador”, disse o bispo.
Ao final da celebração, a comunidade rezou em uma só voz por Dom Vasconcelos, por todo seu pastoreio, vida e missão nesta igreja particular.

Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *