Dom Vasconcelos empossa Pe. Júlio como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Frecheirinha
A missa de posse canônica do padre Francisco Júlio Nascimento, como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, foi celebrada na noite de quarta-feira (22), na cidade de Frecheirinha. A missa foi presidida pelo bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, reunindo fiéis da comunidade, demais padres da diocese e autoridades da cidade.
Em homilia, Dom Vasconcelos refletiu sobre a primeira leitura que apresentou o confronto entre o jovem pastor Davi e o gigante Golias. O bispo diocesano pede para que os fiéis não esqueçam que, a vida, e particularmente a vida cristã, é diariamente um combate. “O padre vem assumir uma paróquia, ele vem com boa vontade, entusiasmo, com alegria no coração, mas ele vem também com temor, ele sabe que é enviado como pastor no meio de lobos, que ele terá que ir a busca das ovelhas desgarradas, mas ele irá também enfrentar os lobos vorazes”, ressalta, destacando a graça, mas também o pecado. “Nós não podemos vencer essa batalha, se não estiver do nosso lado, a mão poderosa do senhor dos exércitos. É necessário saber que somos meros instrumentos de Deus, mas ele é guardião da nossa fé e da nossa salvação” complementa.
Ainda em homilia, Dom Vasconcelos avistou um possível caminho do pároco Júlio em sua nova paróquia. “Padre Júlio você terá que enfrentar, na graça de Deus, na força do braço do senhor dos exércitos, muitas batalhas. Você terá que defender esse povo e lutar com ele contra os pecados que estão destruindo as famílias, que estão corroendo a sociedade cristã”, diz.
Logo após a homilia, iniciou as solenidades simbólicas que compõem o processo do rito de posse. Dom Vasconcelos entregou as chaves da igreja nas mãos do padre Júlio, formando um novo ciclo de um pastor que cuidará de um rebanho.
Pe. Júlio Nascimento ressalta que a sua presença na Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, é para ajudar no que é possível e somar com todos. “Eu, meus irmãos e irmãs, já posso chamá-los de filhos. Vim para trazer paz aos vossos corações, e peço a Deus para que faça de mim um instrumento do vosso amor e que eu tenha olhos abertos para as necessidades e sofrimento do vosso povo. Que eu saiba conformar os desanimados e os corações abatidos, e saiba seguir os mandamentos do senhor e me empenhe totalmente no serviço do evangelho. Meus queridos filhos e filhas, aqui estou de mãos abertas para lhes ajudar naquilo que preciso e possível”, declara.
A ocasião contou com a leitura de um saudoso agradecimento por parte de uma fiel da paróquia de São João Batista, em Aranaú, onde Pe. Júlio esteve por quase dois anos. “Através desse discurso, quero expressar o sentimento de todos os paroquianos de Aranaú, ou melhor, o doloroso sentimento da separação e da saudade, mas também o de gratidão. Observando as inúmeras expressões de carinho, os depoimentos, a lágrima, as palavras sempre acompanhadas de saudade e gratidão, percebe o quanto o senhor é importante para nossa comunidade” disse visivelmente emocionada. “Mestre em atenção a tua palavra lançarei as redes” (Lc 5,5), é o lema da ordenação sacerdotal de Pe. Júlio Nascimento. Com esse lema, o pároco se deixa guiar e levar pela palavra de Deus.