Dom Vasconcelos preside missa solene pelos 63 anos de falecimento de Dom José Tupinambá da Frota
(Thais Helena – Redação Correio da Semana)
O Bispo Diocesano, Dom Vasconcelos, presidiu no último domingo (25/09), a santa missa pelos 63 anos de falecimento de Dom José Tupinambá da Frota na Catedral da Sé.
Antes de dar início a celebração houve um momento oracional, ocasião em que o bispo diocesano adentrou a Catedral acompanhado do Pároco, Pe. João Paulo, aspergindo água benta nos fiéis. Em seguida ajoelharam-se diante da Capela do Santíssimo Sacramento onde está sepultado Dom José e rezaram por seu descanso eterno. Os responsáveis pela liturgia foram os Seminaristas dos Seminários: Propedêutico e Filosofia. As religiosas também marcaram presença, assim como Francisco Anastácio Aragão Prado, presidente do Centro Cultural Dom José e uma porção do povo de Deus.
Dom Vasconcelos chamou a atenção dos fiéis para a importância de conquistar riquezas no céu e não na terra. “Todos nós somos administradores dos bens que são de Deus, nós morremos e tudo deixamos, nada levamos. A liturgia deste domingo nos fala sobre riqueza e pobreza, há diversas formas de interpretar, imaginar a causa da riqueza de alguns e da pobreza de tantos. Muitos acham que a riqueza é uma graça divina, que é rico aquele que foi abençoado por Deus e é pobre aquele que é indigno, pecador, esta é a teologia da prosperidade tão proclamada hoje em dia por tantas igrejas pentecostais. A sagrada escritura não vem discutir de onde vem a pobreza e riqueza, mas vem nos fazer refletir em como lidar com os bens materiais e nos chama a atenção para algumas partes importantes. A finalidade da palavra de Deus é mostrar como é difícil um homem rico entrar no reino dos céus. Mas porque? Porque ele não espera nada de Deus, mas deposita na sua riqueza e bens materiais toda a esperança, enquanto os pobres que nada tem só esperam em Deus e Deus não lhes faltará”, disse o senhor bispo.
Ao final, o presidente do Centro Cultural, Francisco Anastácio, agradeceu a programação dedicada a Dom José realizada pela Diocese de Sobral no mês de setembro e sua felicidade por estar presente em todas essas homenagens.