Dom Vasconcelos preside Solenidade de Cristo Rei e Encerramento do Ano Vocacional 2023

0

A Sé Catedral esteve repleta de fiéis no último domingo, 26 de novembro, às 18h30, para a Solenidade de Cristo Rei do Universo e Encerramento do Ano Vocacional. O bispo diocesano, Dom Vasconcelos, presidiu a solene celebração eucarística acompanhado de Pe. Denilson de Sousa, reitor do Seminário maior de Filosofia e vigário paroquial da Paróquia da Sé.
De acordo com a meditação do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal João Orani Tempesta, com a celebração do último Domingo do Tempo Comum, a igreja contempla, adora e proclama o seu Senhor, Jesus Cristo, como Rei e senhor do Universo. Depois de percorrer todo o ano litúrgico, começando com o advento que prepara os cristãos católicos para o Natal; depois da travessia na penitência quaresmal e o júbilo pascal, depois das trinta e três semanas do longo Tempo Comum, eis-nos agora, ao final do ano da Igreja, proclamando que o Senhor do universo, o Rei do tempo e da eternidade é o Cristo nosso Deus.
A solenidade de hoje foi instituída no Ano Jubilar de 1925 pelo Papa Pio XI com a Carta Encíclica “Quas Primas” (QP), com o qual coincidiu o 16º centenário do Concílio de Nicéia, que proclamara a divindade do Filho de Deus; este Concílio inseriu também em sua fórmula de fé as palavras: “cujo reino não terá fim”, afirmando assim a dignidade real de Cristo (cf. QP 2).
Antes da celebração, houve a exposição de stands vocacionais no patamar da Catedral. A programação contou com a presença de seminaristas, religiosas, consagrados e leigos. Na homilia, o bispo diocesano disse que nós nunca podemos nos esquecer que nós temos um rei e pastor, Jesus. “Ele era de uma linhagem real, descendente de Davi, quando ele nasceu em Belém os magos do oriente foram até ele. Não obstante, Pilatos interrogou Jesus perguntando se ele era o rei dos judeus, mas Jesus disse que o reino dele não era deste mundo. O reino de Deus foi o tema principal de toda a vida e pregação de Jesus. Jesus é um rei diferente, tem uma coroa de espinhos e seu trono é a cruz”, disse.
A assembleia foi convidada pelo vigário paroquial para participar dos festejos em honra a padroeira diocesana, Nossa Senhora da Conceição, que acontecerá de 29 de novembro a 08 de dezembro.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *