Salmito Campos

A Importância da Água na Nossa Vida

A água é essencial para a nossa vida. Sem ela não podemos sobreviver. O corpo humano tem cerca de 70% de água, produzindo, em média, 7 litros de líquido por dia, entre saliva, suco gástrico e bile, sendo que o nosso intestino pode absorver 9 litros.
“Parece muito, mas o percentual de água no organismo humano diminui com a idade. É mais ou menos assim: Entre 0 e 2 anos de idade é de cerca de 75%; entre 10 e 15 anos diminui para 65%; e por aí vai até que o organismo de pessoas idosas, com mais de 60 anos, seja mais ou menos 50% de água.
O nosso corpo perde água, você deve saber. Ele perde água no suor, na urina e nas fezes. E como você deve saber, a água é essencial para o funcionamento do nosso corpo. Por isso, você não pode esquecer-se de beber água – vários copos por dia!
Agora veja só que loucura – você sabia que a proporção de água no corpo humano é igual à do Planeta Terra? Tremenda coincidência, não? Pois é, mas só que dos 70% de água da Terra, apenas uma pequena parte pode ser ingerida! Então não podemos gastar água à toa. Pequenas atitudes podem fazer grande diferença.
Podemos começar com pequenos hábitos como fechar a torneira ao escovar os dentes e fechar o chuveiro enquanto se ensaboa”.
(universidadedascriancas.fae.ufmg.br).
“Os benefícios de beber água: Como 70% do nosso corpo é composto por água, manter-se hidratado é essencial para o funcionamento correto das funções de todo o nosso organismo. Segundo o Guia Alimentar Para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso da pessoa, mas, em média, o valor se mantém em aproximadamente 2 litros diários para adultos.
Para extrair todos os benefícios da hidratação, é essencial garantir que você  esteja consumindo água da forma mais saudável possível. Ou seja: bebendo o líquido puro, aromatizado com frutas, em chás, sucos naturais ou até mesmo por meio de frutas.
Entre os benefícios para o corpo, está comprovado que a água: regula a temperatura corporal; auxilia na desintoxicação do corpo; ajuda na absorção de nutrientes de outros alimentos; deixa a pele mais bonita e hidratada; auxilia no metabolismo celular, contribuindo para o emagrecimento; previne o aparecimento de pedras nos rins; melhora a circulação sanguínea; e, facilita a digestão de refeições.
A água tem sua jornada dentro do corpo humano. Esse caminho começa no momento em que nosso cérebro avisa que precisa de água, quando sentimos sede, e vai desde a ingestão, a partir da boca, até chegar ao intestino delgado, passando pelo esôfago e o estômago”. (SBN, Unimed, Ministério da Saúde).
Todavia, o Dr. Arnaldo Lichtenstein, médico, clínico geral do Hospital das Clínicas de São Paulo, enfatiza que “pessoas com mais de 60 anos geralmente param de sentir sede e como resultado, param de beber líquidos. Quando ninguém está por perto para lembrá-los de beber líquidos, eles secam rapidamente.
Daí chega a uma desidratação severa e afeta todo o corpo. Pode causar fraqueza muscular, fadiga, falta de motivação, confusão mental súbita, diminuição da pressão arterial, aumento da frequencia cardíaca, angina (dor no peito). Em casos muito extremos, coma e até morte.
Esse hábito de esquecer de beber líquidos começa aos 60 anos, quando temos pouco mais de 50% da água que precisamos ter em nosso corpo. Pessoas com mais de 60 anos têm um reservatório de água mais baixo. Faz parte do processo natural de envelhecimento”. Diz o Dr. Arnaldo.
Portanto, pessoas com mais de 60 anos devem ter cuidados para ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente.
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *