Exames Laboratoriais, Próstata e Cânceres

Em se tratando de exames médicos, as mulheres são bem mais frequentes na realização deles que o homem. A prevenção é uma das maiores amigas da nossa saúde. E, fazer exames anualmente pode salvar vidas.
Segundo o medprev.online/blog o homem deve fazer 18 tipos de exames de acordo com a sua idade.
“Na infância, adolescência e início da vida adulta deve se submeter aos exames de: hemograma, glicemia em jejum, colesterol e triglicerídeos, TGO e TGP (função hepática), creatinina e ureia (função renal), dosagem de hormônios da tireóide, exame de urina, sorologia para DST.
A partir dos 30 anos o homem deve fazer os exames de ultrassom abdominal e radiografia de tórax. Depois dos 40 anos são os de eletrocardiograma, ecocardiograma, dosagem de PSA, de próstata (toque retal), dosagem de testosterona.
E após os 50 anos, exame de fundo de olho, pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia”.
Mas vamos falar de próstata, já que estamos no mês de novembro. “A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
A função da próstata é produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido. Logo atrás da próstata, estão as glândulas denominadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido para o sêmen.
O câncer de próstata no Brasil é o segundo tipo de câncer mais freqüente em homens, após os tumores de pele. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal”. (oncoguia.org.br).
“O primeiro sintoma da doença de próstata é a prostatite aguda que é caracterizada por uma inflamação na próstata, que pode aparecer repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital (e pélvica), febre, tremores, dor na virilha, mal-estar, urina com cheiro forte e aspecto turvo”. (hsc.com.br).
“O câncer que mata mais rápido é o de fígado. É um dos tipos mais comuns de câncer no mundo e apresenta uma das maiores taxas de mortalidade. O consumo excessivo de álcool, a obesidade e a infecção pelo vírus da hepatite B ou C são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
O mais difícil de curar é o câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno. Quanto mais precoce o câncer for descoberto, mais eficiente será o tratamento e mais chances o paciente tem de sobreviver”. (oncoguia.org.br).
O medprev.online/blog chama a atenção para o exame colonoscopia, que “pode ser solicitada isoladamente ou depois da pesquisa de sangue oculto nas fezes. Este exame permite a visualização das paredes internas do cólon e do reto, possibilitando que o médico identifique lesões pré-malignas ou cancerosas.
Pólipos de tamanho reduzido podem ser removidos durante a colonoscopia, de modo que ela pode ser considerada um exame preventivo. No caso de pólipos maiores ou outras lesões com características de magnilidade, o médico coleta um fragmento do tecido para ser posteriormente sbmetido a uma bióspia.
Voltando ao exame de próstata, os médicos recomendam fazer a partir dos 40 anos, que é um dos tumores de maior incidência entre os homens. A recomendação é que além do PSA deve ser feito o toque retal.
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *