EDUCAÇÃO E CIDADANIA •

Cuidado Com Aranhas de Picadas Mortais
Algumas podem até parecer inofensivas, mas escondem venenos tão fortes que podem levar um ser humano à morte após sua picada. As espécies de aranhas mais venenosas encontradas na natureza estão em diferentes partes do mundo e é preciso atenção e cuidado para evitá-las. E, no caso de uma picada, é sempre necessário buscar ajuda médica para combater a toxicidade do veneno.
Pode não ser tão fácil identificá-las, mas é muito importante ter atenção, saber suas principais características e conhecer quais são as espécies de aranhas que têm venenos tão fortes que podem levar uma pessoa à morte.
No Brasil, as aranhas mais perigosas e que podem causar acidentes graves são a aranha-marrom, a aranha-armadeira, e a viúva-negra.
A aranha-marrom ou aranha-viiolinista (loxosceles laeta) é uma espécie muito encontrada na América do Sul e pertence ao gênero das Loxosceles, sendo que todas as suas espécies são venenosas (como a Loxosceles reclusa, mais comum na América do Norte). É o que afirma o Instituto Butantan (instituição brasileira de pesquisa científica existente desde 1901, e que pertence ao governo do estado de São Paulo).
De coloração marrom, a Loxosceles laeta tem uma mancha escura no formato de violino em seu corpo, por isso também é chamada popularmente de aranha violinista. A aranha-marrom adulta tem sua dimensão entre 3 a 4cm centímetros de comprimento e também possui seis olhos. Por serem bem pequenas, se escondem facilmente em locais secos e escuros dentro das casas.
Seu veneno tem propriedades necrosantes, que causam a morte do tecido, homolíticas que matam os glóbulos vermelhos, vasculíticas e coagulantes, podendo levar a pessoa que recebe sua picada a ter necrose na pele, icterícia, insuficiência renal e até a morte, segundo o Butantan.
A aranha-armadeira ou aranha-bananeira (phoneutria nigriventer) é conhecida mundo afora como a brasileira”, é chamada de aranha-bananeira porque é frequentemente encontrada em folhas de bananeira, como conta a Britannica. Essa espécie tem uma postura de defesa agressiva, na qual levantam as patas dianteiras para o alto quando se sentem ameaçadas.
As Phoneutria nigriventer são muito venenosas para os seres humanos e consideradas uma das mais mortais de todas as aranhas do mundo por alguns estudiosos e pelo livro dos recordes do Guinness.
Elas podem ter até 4,8 centímetros de comprimento, possuem coloração avermelhada, dois olhos grandes frontais e dois de tamanho menor em cada lado da cabeça. As patas da aranha-armadeira são grossas e peludas, fazendo da espécie, que é muito veloz, um animal temido. Elas são encontradas em vários lugares da América do Sul, como Brasil, Paraguai, Uruguai e norte da Argentina.
É uma espécie que se abriga nos cantos das casas e dos carros. Quando se sentem ameaçadas, atacam e sua picada é bastante dolorida. As fêmeas têm um veneno mais tóxico do que os machos, e uma picada pode causar aumento da pressão arterial, febre, vômito, sudorese e dificuldades respiratórias, afirma a Britannica. Em casos extremos, a picada desta aranha pode levar à paralisia, parada cardíaca e morte, se não for tratada.
A conhecida aranha viúva-negra (latrodectus mactans) merece mesmo sua fama temível. Isso porque, segundo o CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano, ela é responsável por mais de 2.500 atendimentos anuais somente nos Estados Unidos. É uma espécie que pode ser encontrada neste país, além de partes do Canadá, em quase todos os países da América Latina e na Índia.
As fêmeas são as mais perigosas e costumam ter 2,5 centímetros de comprimento. O macho é raramente visto porque é frequentemente morto e comido pela fêmea após o acasalamento (por conta disso essa aranha é chamada popularmente de “viúva”). (nationalgeographicbrasil.com/animais/aranhas).
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).



