Salmito Campos

Curiosidades Sobre Dom Pedro II

Dom Pedro II falava 23 idiomas. Era fluente em 17 deles, incluindo árabe, hebraico, mandarim e até tupi. Ele foi o primeiro a traduzir o clássico, As Mil e Uma Noite, do árabe arcaico direto para o português brasileiro.
Em julho de 1889 um jovem republicano chamado Adriano Augusto do Vale sacou uma arma e atirou na carruagem imperial gritando “Viva a República”. A bala não acertou o imperador, mas imagina: quatro meses antes da Proclamação da República alguém já tentava assassinar Dom Pedro II.
Dom Pedro II morreu no exílio em Paris, aos 66 anos, apenas dois anos depois de ser derrubado. Suas últimas palavras, foi sobre o Brasil. Mesmo sendo expulso do país nunca parou de amar a pátria que governou por 49 anos. (#shorts Mentis Antiqua).
“Nascido no Palácio da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, no Rio, D. Pedro II se tornou Príncipe Regente ainda criança. Sua mãe, a Imperatriz D. Maria Leopoldina, faleceu quando ele tinha apenas 1 ano e seu pai D. Pedro I, abdicou do trono quando ele tinha pouco mais de 5 anos. Sendo assim, por regra e tradição, ele se tornou Príncipe Regente.
O nome completo de D. Pedro II era Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Miguel Gabriel Rafael Gonzaga. Um pouco menor que o nome de seu pai, Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.
Conhecido por seu amor à arte e a ciência, D. Pedro II fazia questão de conhecer e se corresponder com grandes escritores e intelectuais, como Victor Hugo, Friedrich Nietzcsche, Louis Pasteur – inventor do telefone, e até o naturalista Charles Darwin. O imperador se tornou membro de importantes sociedades de pesquisa, como Royal Society, da Inglaterra; a Academia de Ciências da Rússia; as Reais Academias de Ciências e Artes da Bélgica; a Sociedade Geográfica Americana; e a Académie des Sciences, da França.
Talvez você não sabia, mas o Dia Nacional da Astronomia é comemorado aqui no Brasil na mesma data do aniversário de D. Pedro II. Apaixonado pela observação de astros, ele mantinha um observatório privado no terraço de seu palácio, um laboratório e, quando no exterior, não perdia a chance de visitar observatórios. Em seus cadernos, sempre fazia suas próprias anotações.
Encantado pelas Exposições Universais, D. Pedro II patrocinava os estandes brasileiros que participavam dos eventos com produtos agrícolas e máquinas fabricadas no país. Em 1876, na Exposição da Filadélfia, ele conheceu Alexander Graham Bell e, com isso, ajudou a impulsionar uma invenção que revolucionaria as comunicações. Tornando-se amigos, em menos de um ano o Brasil se tornava o 2º. país do mundo a ter uma linha telefônica.
D. Pedro II é tido como o primeiro fotógrafo do Brasil. Tendo adquirido um daguerreótipo aos 14 anos de idade, ele se tornou um entusiasta da fotografia, ajudando a difundi-la no país. Depois de ser banido, com a Proclamação da República, o imperador doou à Biblioteca Nacional seu acervo com nada menos que cerca de 25 mil fotos.
Conta-se que, aos 8 anos, D. Pedro II foi um dos primeiros brasileiros a experimentar uma iguaria que tinha acabado de chegar ao Brasil de 1834: o sorvete. Segundo relatos orais, o apreço pela sobremesa foi tamanho que ele teria contraído laringite. O tratamento teria afetado permanentemente suas cordas vocais fazendo com que, apesar de sua altura de quase 2 metros de altura, tinha voz fina.
Por fim, mas definitivamente não menos intrigante, D. Pedro II chegou a receber votos para presidente dos Estados Unidos. Primeiro líder brasileiro a conhecer o país, ele fez sua viagem à América em 1876 – ano em que haveria campanhas para a eleição do ano seguinte. Momento de euforia, a história que se conta é a de que um homem teria escrito ao The New York Herald uma piada lançando a chapa de D. Pedro II para presidente.”

Por Carolina Freitas
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *