Educação: onde começa a formação de uma pessoa
A educação é a principal chave para a moral e a ética na vida de qualquer pessoa. Ao nascer, a criança muda totalmente do seu mundo interior, no útero da mãe, para o nosso mundo aqui na Terra. No útero, apesar de estar isolada fisicamente de nós, ela já nos escuta e tenta compreender as nossas ações e comportamentos. A psicologia pré-natal tem crescido muito com a chegada de novas tecnologias na área médica. Dentro da barriga da mãe o bebê pode perceber o que está acontecendo sobre o ambiente em que se encontra. Ele escuta vozes, sente emoções e guarda na sua memória.
“A gestação é dividia em três estágios: a fase germinal, que dura de 10 a 14 dias;… o estágio embriônico, que vai da segunda semana à oitava;… e o estágio fetal, que vai da oitava semana até o parto e no qual ocorre principalmente o crescimento da criança. Nesta fase ela é capaz de sentir as carícias que são feitas na barriga” e outras coisas mais. (Laboratório de Educação – Toda Criança Pode Aprender).
A psicanalista Joanna Wilheim enfatiza que, “mesmo antes de nascer, o bebê já possui vida afetiva e é capaz de sentir aquilo que acontece com a mãe. Ele aprende o que se passa com ela por meio de sinais fisiológicos, como aumento da frequência cardíaca, movimentação corporal e liberação de hormônios específicos, transmitidos a ele através da placenta”.
Estudiosos dizem, por exemplo, que o gosto pela leitura é um hábito que começa no período da gravidez. A leitura durante o período da gestação pode incentivar a criança a apreciar o conhecimento e ter uma relação amorosa com os livros.
Quando o pai e a mãe têm o hábito da leitura em casa, isso faz com que a criança desenvolva também esse costume. Ler jornais, revistas e livros dentro de casa, são ações exemplares que vão dar aos filhos o gosto pela leitura. Outra maneira de incentivar a criança a ler é levá-la a uma livraria e ficar a escolher uma revista ou um livro pra você e dar a oportunidade que ela também o faça. Fiz muitas vezes isso com o meu filho Salmito Júnior. Aos sábados pela manhã, estávamos ele e eu na Livraria Zé Osmar no Beco do Cotovelo comprando um jornal ou uma revista. Ele se deleitava vendo as revistas de sua preferência para depois comprar.
Mas não é só a leitura que forma uma pessoa. É através dela que é construído o conhecimento. É a partir da educação formal que se tem o processo de ensino aprendizagem, ou seja, é na escola que o indivíduo busca o estudo, o saber. Porém, é na educação informal que ele adquire a moral e a ética, elementos necessários para se formar um cidadão. O caráter, a honestidade, a disciplina, o respeito mútuo, são relevantes na formação de uma pessoa. E estes elementos começam no estágio fetal. Portanto, a formação de uma pessoa começa na barriga da mãe.
(Por Salmito Campos – salmitocamposs@gmail.com).