Educação Permanente no serviço de Quimioterapia da Santa Casa de Sobral aborda importância da alimentação do paciente em tratamento
A ação contou com a participação de técnicos de enfermagem do serviço de Quimioterapia
Além dos efeitos indesejados que a quimioterapia pode causar, o paciente oncológico também enfrenta uma série de dúvidas referentes ao que pode ou não comer durante o tratamento. Com o objetivo compartilhar conhecimentos sobre o assunto com profissionais de enfermagem do serviço de Quimioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, e para que eles sejam multiplicadores desse aprendizado com seus pacientes, o Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Misericórdia de Sobral promoveu na quarta-feira (16/03) uma educação permanente com o tema “Mitos e Verdades da alimentação do paciente em quimioterapia”.
O momento foi ministrado pela Nutricionista, Gyselle Maria, que explicou através de uma dinâmica a importância da alimentação ideal e o reflexo dela no tratamento do paciente. “Uma alimentação saudável nutre o seu corpo e sua mente, tudo está conectado”, destacou a nutricionista.
De acordo com a coordenadora de enfermagem do serviço de Quimioterapia, Mirvana Linhares, durante o tratamento quimioterápico, os pacientes em seguimento com medicações antineoplásicas recebem as orientações de toda equipe, proporcionando segurança e possibilitando conhecimento diante dos efeitos colaterais que possam ter. “O treinamento com os colaboradores foi de grande relevância para o aprimoramento de conceitos e atualizações na alimentação”, disse a enfermeira.