Em Sobral, Área Missionária Jesus Misericordioso é elevada à Área Pastoral

0

Uma nova história está sendo escrita no livro de tombo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. No findar da tarde do último domingo, 22/10, dia este em que toda a igreja católica celebrou a memória de São João Paulo II, um dos padroeiros desta comunidade, a área missionária Jesus Misericordioso localizada no bairro Antônio Carlos Belchior foi elevada a Área Pastoral durante missa solene presidida por Dom Vasconcelos, bispo de Sobral na praça central do bairro. Esta celebração também marcou o encerramento do tríduo missionário realizado pela comunidade de 20 a 22/10.
Tendo sido erigida a quase-paróquia da Divina Misericórdia, o seu território será desmembrado da Paróquia da Sé, onde terá uma área total de 93,50 km, e um perímetro de 55.718,43 metros. Além do bairro Belchior, bairro Várzea Grande, comunidade de Ilhotas, comunidade de Marrecas, o distrito de Patriarca envolvendo a zona urbana da sede do referido distrito, a comunidade de Alegre, comunidade de Lagoa Queimada, comunidade da Mutuca, e o loteamento Boa Vizinhança II, também farão parte da que será a sede da quase-paróquia.
Concelebraram a celebração os padres: Pe. José Canafístula, pároco da Paróquia da Sé e cura da Catedral e Pe. Ítalo Arcanjo, quase-pároco da referida área pastoral. Também esteve presente o diácono permanente Edmar Filho que no início da celebração leu o decreto de ereção canônica.
Dom Vasconcelos falou durante a homilia sobre o processo de criação das dioceses e como são estruturadas quando vão sendo desmembradas umas das outras. Falou ainda sobre a dimensão que é a igreja particular de Sobral, onde começa em Catunda e vai a Jijoca de Jericoacoara. É uma diocese que tem em torno de 40 paróquias e algumas paróquias recém criadas e áreas pastorais como essa. “O edifício mais imponente de uma localidade é a igreja, presença visível do Deus invisível. Hoje vemos um bairro que eclode de uma hora para outra e a igreja corre atrás, fazendo-se necessário marcar presença para que as pessoas possam ser alimentadas pelo pão da palavra e eucaristia. Hoje é um dia muito significativo para esta comunidade onde já se encontram muitas localidades, inclusive a igreja mais antiga da diocese que é a capela do patriarca. Essa história não iniciou agora, ela vem caminhando a séculos, é o espírito de Deus agindo na história”, disse o bispo diocesano.
Antecedendo o ofertório, crianças, jovens, adultos e idosos, entraram com faixas e banners sinalizando as representações da área pastoral, apresentando assim aos celebrantes e a assembleia os grupos, pastorais e movimentos da quase paróquia.

Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *