Em Sobral, Pe. Jocélio Medeiros é empossado como 11º pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima

0
WhatsApp Image 2024-08-02 at 21.34.03

Em clima de festa e muita alegria, Padre Jocélio Mendes Medeiros foi apresentado a comunidade paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Sobral, na noite desta quarta-feira, 31 de julho, em Missa com Rito de Posse Canônica presidida por Dom Vasconcelos.
O jovem sacerdote é o 11º pároco desta paróquia com um território abrangente localizada no bairro Sinhá Sabóia, e dará continuidade aos trabalhos pastorais exercidos por seu antecessor, Padre Edinardo Gomes.
A celebração foi concelebrada por Dom Agnaldo Temóteo, bispo eleito de Garanhuns/PE e sacerdotes diocesanos, que contaram com o auxílio do diácono Edmar Filho. A provisão canônica foi lida por Padre Denilson de Sousa, vigário episcopal da Região Sede. Religiosas, seminaristas, grupos, pastorais e movimentos, também marcaram presença.
A igreja matriz estava repleta de fiéis. Além de paroquianos da nova paróquia, representantes da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Groaíras – comunidade paroquial onde o sacerdote realizou seu último trabalho pastoral.
Como parte do rito, Padre Jocélio renovou as promessas sacerdotais e recebeu das mãos do bispo o livro dos evangelhos para proclamar a palavra. A liturgia do dia apresenta o tema central da vida de Jesus Cristo, a razão de ser igreja. Em homilia, Dom Vasconcelos enfatizou que a igreja existe para evangelizar, e isso significa anunciar a boa nova que é Jesus, o rei dos Reis, o senhor dos senhores.
“O reino de Deus acontece onde Cristo reina, esse reino é eterno e universal, um reino da santidade e da graça, da justiça, amor e paz. Jesus veio ao mundo para instaurar o reino de Deus, e ele começa aqui e agora, e se totaliza na eternidade. Quando o sacerdote assume uma paróquia ele pode fazer muitas coisas e ter muitas habilidades, mas se tudo isso não levar os paroquianos ao reino de Deus, será em vão”, disse o bispo.
E continuou: “Tenho certeza que aqui na Paróquia de Fátima, o padre Jocélio jamais ficará sozinho, pois ele conta com a ajuda do padre Uli, de comunidades vivas, organizadas, um povo que sente prazer em ser igreja. Um povo simples, humilde, imerso em muitos conflitos, no entanto, ele vai se deparar com muitas realidades, mas jamais esquecerá que foi enviado pra cá para fazer acontecer sobre a ação do Espírito Santo o reino de Deus e a sua justiça”, findou.
Dando continuidade aos ritos, o sacerdote recebeu a chave da igreja e sacrário, santos óleos para o batismo e estola roxa, representando o Sacramento da Penitência. Ao final da celebração, entre inúmeras homenagens e agradecimentos, Padre Jocélio com muito entusiasmo, manifestou sua gratidão a todos os paroquianos de Groaíras, e seu desejo de caminhar em unidade com os novos paroquianos.
“Quero lembrar que o pároco não consegue nada sozinho. Portanto, quero contar com a colaboração de todos os fiéis leigos e leigas para alcançar o que Deus deseja para nossa Paróquia. A você, que já atua na paróquia, nas suas diversas obras de evangelização, aceite o meu abraço fraterno e renove o seu SIM a Deus e à Igreja. A você que anda meio afastado, perdeu o entusiasmo do primeiro amor a Deus, quero te convidar a abrir o coração e a voltar a fazer parte desta grande família – que é a Igreja, colocando seus dons a serviço de Deus”, disse.
A provisão de Padre Jocélio na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima é de 6 anos, e agora caminha ao lado de Padre Uli Endres, vigário paroquial, para exercer os trabalhos pastorais.

Thais Helena
Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *