Tecnologias da informação e comunicação
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual do Ceará e o Instituto Atlântico ofertam 2,4 mil vagas em cursos de curta duração na área de tecnologias da informação e comunicação, com carga horária de 480 horas.
As vagas são para o público externo e para estudantes de graduação e cursos técnicos do IFCE. Interessados podem se inscrever até 26 de junho. Objetivo da iniciativa é desenvolver nos participantes habilidades essenciais para o mercado de trabalho, com apoio de mentores.

Mestrado e doutorado da UFC em Artes
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, recebe, até 1º de agosto, inscrições para o processo seletivo de discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Artes, com início em 2025.1.
Para o mestrado, são oferecidas 20 vagas, enquanto o doutorado disponibiliza 10 vagas. São duas as linhas de pesquisa: Arte e Pensamento e Arte e Processo de Criação. Os editais estão disponíveis no site www.ppgartes.ufc.br, onde mais informações podem ser consultadas.

Músicas mais tocadas de Chico Buarque
Foto: Francisco Proner/Divulgação
Cantor e compositor Chico Buarque completou 80 anos de idade
Um dos nomes mais importantes da música brasileira festejou 80 anos, dia 19 de junho. Nascido Francisco Buarque de Hollanda, o Chico Buarque se tornou referência em diversos âmbitos da arte, como também na política e filosofia. Como músico, compôs 537 obras.
A canção de Chico Buarque mais tocada no Brasil há cinco anos é “Iolanda”, lançada em 1986. Em segundo lugar, “A Banda”, de 1966. Na sequência, “João e Maria” (1977). Estas informações foram divulgadas pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Registro de filme sobre Dragão do Mar
Filme dos anos 1940 inspirado no jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, com diálogos assinados pela escritora Rachel de Queiroz e que destacaria a história do Ceará de maneira inédita foi visto, à época, como “a grande esperança do cinema brasileiro”.
Após dois anos de trabalho, às vésperas de ser finalizado, o longa “Jangada” teve cópias incendiadas em 1949. Mais de 70 anos depois, o que restou da obra foi redescoberto, recuperado e digitalizado pela Cinemateca Brasileira. Pode ser acessado em https://vivacinemateca.org.br.

Cidades Médias e Planejamento Urbano
Universidade Estadual Vale do Acaraú promoveu, em Sobral, o Seminário Internacional “Cidades Médias e Planejamento Urbano”, que reuniu profissionais nacionais e internacionais das áreas de ciência geográfica, arquitetura e engenharia, com troca de conhecimentos.
O evento aconteceu de 27 a 30 de maio. Na abertura, no campus Betânia, foi proferida a palestra “Fragmentação Socioespacial e Cidades Médias”, pela professora Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Dica da Coluna 
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *